Ericeira a Votos

Autárquicas 2013

Faltam menos de 48 horas para as Eleições Autárquicas, que se realizam no próximo domingo. Depois de termos apontado à Câmara Municipal de Mafra, dando a conhecer os dois principais candidatos à respectiva Presidência bem como a evolução da tendência de voto nesta autarquia desde 1976 , é tempo de apresentar as listas que concorrem à eleição da Assembleia de Freguesia da Ericeira.

Apresentam-se a votos o Partido Socialista (PS), o Partido Social Democrata (PPD/PSD), a coligação Mafra Merece Mais (que integra CDS-PP, MPT e PPM), a CDU (PCP/PEV) e o movimento independente Pela Ericeira Freguesia, que constitui, aliás, a maior novidade relativamente às Autárquicas de 2009 – eleições ganhas à tangente pelo PS, com 37,76% dos votos contra os 37,40% do PPD/PSD.

Considerando os resultados apurados em 2009 pelo CDS-PP (6,45%) e pela CDU (5,41%), é muito provável que a votação atingida no próximo domingo pelo movimento independente Pela Ericeira Freguesia tenha peso na decisão de quem virá a ser o próximo Presidente da Junta de Freguesia da Ericeira. Esta lista independente é encabeçada por Mano Silva, Presidente do Grupo Desportivo União Ericeirense, personalidade que poderá “roubar” votos tanto à esquerda (António Mansura, Presidente da Junta da Ericeira desde 2009, volta a encabeçar a lista do PS) como à direita, na qual Filipe Abreu surge como protagonista da tentativa do PPD/PSD em recuperar uma Junta de Freguesia que foi “laranja” até 2009.

Os dados estão, assim, lançados para umas eleições de resultado final imprevisível, o que poderá contribuir para baixar substancialmente os níveis de abstenção, que em 2009 atingiram uma taxa de 49,45%.