O Partido Social-Democrata (PSD) está à frente da Câmara Municipal de Mafra desde 1979, altura em que ainda integrava a Aliança Democrática (AD) com o CDS e o Partido Popular Monárquico (PPM). O actual Presidente, Ministro dos Santos, encontra-se no poder há 28 anos, mas ficou impedido de se recandidatar às eleições de dia 29 devido à Lei de Limitação de Mandatos.
Com Ministro dos Santos fora do combate político, as contas eleitorais voltam a ficar indefinidas. O PSD quer manter-se na liderança do Concelho através do candidato Hélder Sousa Silva, enquanto o PS espera que Elísio Summavielle consiga colocar o partido de novo na liderança de Mafra – a única vez que o PS dirigiu a câmara foi entre 1976 e 1979.
A CDU e o CDS completam o boletim de voto de Domingo. O CDS já esteve, por duas vezes, na coligação à frente da câmara de Mafra – em 1979 e 1982 – quando integrou a AD. Os democratas-cristãos entram nestas eleições coligados com o Partido da Terra (MPT) e o PPM.
A CDU tem-se afirmado como a terceira força política do Concelho, conseguindo alcançar resultados acima dos obtidos pelo seu adversário directo, o CDS.