Três Razões para Celebrar o Dia Mundial do Turismo

Oceano Atlântico. - ph. Peter E. Lee

 

Fotografia: Peter E. Lee

 

Comemora-se hoje o Dia Mundial do Turismo, sector da economia que está a crescer em Portugal, não apenas com o mercado interno mas sobretudo com os milhões de estrangeiros que nos visitam. Portugal parece estar mais do que nunca atento a este despertar das potencialidades que se transformam em oportunidades. Por exemplo, na região da Ericeira, foi visível o aumento de visitantes durante o Verão, potenciado sobretudo pelo crescente número de turistas nacionais que, devido à crise, procuraram fazer férias em Portugal. Mas tem sido a indústria do surf  a que cresce mais visivelmente, sobretudo com o aparecimento de dezenas de novos hostels que, aliados a escolas de surf, atraem turistas sobretudo da Europa Central e do Norte, acabando por desenvolver outras áreas como o comércio, transportes e restauração. Para este novo empowerment terá sido decisiva a consagração da Ericeira como Reserva Mundial de Surf.

A AZUL encontrou três razões para celebrarmos o turismo português num dia que é mundial:

 

  • De acordo com a Homelidays, especialista europeia em alojamentos para férias entre particulares, 86% dos turistas portugueses fez férias cá dentro em 2013, o que se traduz num crescimento de 19% nas reservas realizadas por portugueses para alojamentos em Portugal.
  • Este ano houve um aumento da procura por Portugal pelos estrangeiros na ordem dos 20%, potenciado pela instabilidade política no Norte de África e sobretudo na Turquia, que torna países do Sul da Europa ainda mais apetecíveis para visitar.
  • A companhia aérea de baixo custo Ryanair estreia-se em Novembro no aeroporto da Portela, com quatro novas rotas de e para Londres, Frankfurt, Bruxelas e Paris, com preços a partir de €25.99. Com esta sua nova base, a Ryanair efectua 50 voos semanais a partir de Lisboa e prevê transportar 400 mil passageiros por ano.

 

O Dia Mundial do Turismo assinala-se hoje oficialmente um pouco por todo o mundo, como por exemplo nas Maldivas, país em vias de desaparecer devido ao aumento do nível médio das águas do mar, que segundo um relatório da ONU apresentado esta sexta-feira é pior e mais rápido do que se previa. Daí que o lema deste Dia Mundial do Turismo seja “Turismo e a Água”, numa data celebrada em forma de apelo a todos os responsáveis do sector, para que assumam “um papel de liderança e para que garantam que as empresas e destinos invistam na gestão adequada da água em toda a cadeia de valor. Se gerido de forma sustentável, o Turismo pode trazer benefícios para as comunidades locais e nacionais e apoiar a preservação de água”. O recado vem das Maldivas, mas assenta-nos como uma luva.