Crédito Jovem para Abrir Negócio na Ericeira: O que Precisa Saber

Foil - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

Na Ericeira há imenso potencial para novos negócios e, quando estes vêm das mãos de jovens interessados em dinamizar esta zona do nosso país, torna-se ainda mais importante que a falta de capital não seja um factor limitador.

Muitos são os jovens que acabam por desistir de lançar negócios por falta de capital inicial para avançar ou por partirem da premissa (por vezes correcta) de que as condições necessárias para obtenção de créditos são mais difíceis de obter quando se é mais novo, mas a verdade é que existem soluções de crédito pensadas especificamente para a camada mais jovem.

Por se tratar de um nicho de mercado, muitas entidades bancárias não promovem activamente esta forma de crédito jovem, que pode tomar a forma de crédito pessoal ou crédito à habitação.

Fazendo uma pequena pesquisa, é possível perceber que as instituições bancárias que oferecem crédito jovem promovem maioritariamente crédito pessoal para jovens com a finalidade definida de “Estudos”.

Contudo, nada impede o cliente de realizar o pedido de crédito pessoal rápido (aquele que usualmente é concedido para situações de financiamento de projectos empresariais) sem indicar uma finalidade.

Ainda que a idade do cliente seja um factor de análise não é condição definitiva para a concessão do crédito, pesando mais factores como a estabilidade financeira, o historial de crédito (se já existir) e a própria relação com a entidade bancária (clientes mais antigos têm por vezes melhores condições de crédito).

No entanto, caso não seja possível avançar com o pedido de crédito jovem por não cumprir com as condições impostas pela entidade credora, a opção de crédito pessoal mais comum poderá ser a solução ideal.

 

Crédito Pessoal para Financiamento de Projectos

Caso opte por avançar com um pedido de crédito pessoal, há alguns factores que deverá ter previamente em conta para que possa estar preparado na hora de contactar com as instituições credoras.

 

Taxa de Esforço

A primeira coisa que avaliarão será a taxa de esforço. Esta permite perceber qual o valor máximo que lhe poderá ser emprestado e com o qual deverá comprometer-se sem que comprometa a saúde financeira do seu negócio. O Banco de Portugal recomenda que a taxa de esforço seja abaixo dos 30% dos rendimentos.

Este factor é um dos que mais impacta a aceitação do pedido de crédito junto da entidade credora.

 

Montante Máximo e Prazo de Maturidade

Antes de avançar com o seu pedido de crédito pessoal deverá ter em conta que existem valores mínimos e máximos tabelados que as entidades credoras devem respeitar.

Assim sendo, o crédito que solicitar deverá estar compreendido entre os 250,00€ e os 75.000,00€.

Quanto à maturidade do crédito, isto é, o prazo máximo que poderá levar a pagar o capital e juros contratados, será de 84 meses (7 anos).

Existem entidades bancárias que oferecem crédito pessoal a 120 meses, no entanto esta possibilidade apenas existe caso pretenda desenvolver um projecto ligados a energias renováveis.

 

Apresentação de Projecto e Documentação Necessária

A maioria dos bancos não requer a apresentação de um projecto para a aprovação do crédito pessoal, uma vez que é possível aceder a este sem que exista uma finalidade definida, como já referido. No entanto, poder-lhe-ão ser solicitadas projecções financeiras de crescimento do projecto, pelo que deverá estar preparado para essa possibilidade.

Quanto à documentação necessária para avançar com o pedido, estes são os documentos que a maioria das instituições bancárias solicitam aquando da simulação de crédito:

● Certidão Permanente da Empresa;
● Certidões de não dívida à Segurança Social e Autoridade Tributária;
● Orçamento para o investimento;
● Escritura pública de constituição da empresa;
● Identificação da Pessoa Colectiva;
● Balancete;
● Relatório de Contas do ano anterior;

Para além de todos estes factores, aconselhamos ainda que, no momento de recorrer a uma instituição bancária para a contratação do crédito pessoal, procure analisar as diferentes opções que o mercado tem para oferecer em termos de taxas de juro e compra de produtos complementares, como cartão de crédito (algo frequentemente solicitado por forma a obter melhores condições), para que garanta que está a optar pela melhor solução para a sua empresa.