Cinco minutos com…Mauro Bandeiras

Mauro Bandeiras. - ph. Board Show

 

Fotografia:  Board Show

 

Mauro Bandeiras tem 18 anos e um currículo no bodyboard que continua a crescer, pelo menos, desde 2007, altura em que conquistou o seu primeiro troféu: a Taça de Portugal. Nesse percurso competitivo, muito do seu crescimento enquanto atleta deu-se nas ondas da Ericeira, uma vila que tão bem conhece, por via das ondas que regularmente explora e das competições disputadas na região e em que está sempre presente.

O mais recente título – o de campeão da categoria sub-18 no Bodyboard Fest, o circuito da região de Lisboa – foi alcançado na Ericeira, no passado dia 29 de Março. Como habitual forasteiro nos campeonatos realizados na vila, trocámos algumas palavras de rajada com o jovem bodyboarder, e ficámos a saber um pouco mais sobre as suas influências, o que tem planeado para o futuro e, claro, o papel da Ericeira na sua evolução.

 

COMEÇEI A FAZER BODYBOARD… Em 2006 devido também ao meu pai, que fazia bodyboard há já muitos anos.

 

O BODYBOARD ATRAI-ME... Pela adrenalina e o estilo de vida que proporciona.

 

AS MINHA ONDAS PREFERIDAS SÃO…  Cavadas e perfeitas!

 

AS MINHAS INFLUÊNCIAS SÃO… Sem sombra de dúvida o meu pai, que foi quem me levou a começar a fazer este desporto. Depois há também o Nuno “Batata” Leitão [bodyboarder de Carcavelos], que sempre foi o meu ícone do desporto.

 

A ERICEIRA… Gosto muito da vila da Ericeira, tenho um gosto especial pela gente da terra e sem sombra de dúvidas pelas ondas que esta debita.

 

AS MINHAS ONDAS PREFERIDAS NA ERICEIRA SÃO… Gosto muito de surfar na Pedra Branca e no Reef, mas de vez em quando gosto de andar por ai à procura de picos desconhecidos ou menos mediáticos.

 

A ERICEIRA DEVIA RECEBER MAIS COMPETIÇÕES DE BODYBOARD… Sem sombra de dúvida, devia haver mais eventos a nível nacional, como o Open e até mesmo Esperanças. Este último até mesmo para habituar os miúdos a surfar ondas de consequência.

 

PARA O FUTURO… Cada vez treino mais, para aperfeiçoar o meu bodyboard. Vou correr o Bodyboard Pro Tour [Circuito Nacional de Bodyboard], algumas etapas do Circuito Europeu de Bodyboard e também do mundial. E, quem sabe, conseguir ser campeão nacional!

Mauro Bandeiras. - ph. DR

A voar em Paço d’Arcos. – ph. Pedro Graça