Fotografias: Pedro Lopes / Moche
Terminou hoje à tarde o Allianz Ericeira Pro, 2ª etapa da Liga Moche, o Circuito Nacional de Surf, na praia de Ribeira d’Ilhas, com as vitórias de Carina Duarte e Vasco Ribeiro nas finais feminina e masculina, respectivamente. Aquele que foi o dia com melhores ondas e nível de surf (o mar subiu um pouco, permitindo aos atletas mostrarem todo o seu potencial) contou também com muito sol e emoções fortes no berço do surf de competição português.
A manhã arrancou com os quartos-de-final man on man, em que dois surfistas da Ericeira (Gony Zubizarreta e Tomás Fernandes) e dois outros tantos representantes da Linha do Estoril (Vasco Ribeiro e José Ferreira) avançaram até às meias. Chegados aqui, Vasco apurou-se frente a Gony, num excelente heat, e de seguida assistiu-se a uma reedição da final do ano passado, mas desta feita José Ferreira levou a melhor sobre Tomás Fernandes, que ficou impossibilitado de revalidar a conquista na etapa de Ribeira d’Ilhas. A prestação de Tomás nesta prova saldou-se, assim, pela 3ª posição e pela conquista do Ramirez Júnior Award, atribuído ao melhor atleta sub-18 da etapa.
Nas meias-finais femininas, apenas uma surfista local não conseguiu carimbar a passagem para a bateria decisiva. Carina Duarte (1º) e Ana Sarmento (2º) avançaram face a Francisca Santos e Mariana Assis, enquanto Keshia Eyre não conseguiu melhor que o 3º lugar num heat dominado por Teresa Bonvalot e Camilla Kemp. Após a Malibu Expression Session (que valeu 500€ ao vencedor Miguel Blanco), a final feminina trouxe a revalidação da conquista da última época por parte de Carina Duarte, a campeã nacional em título, que desta forma sobe ao 2º lugar do ranking. Teresa Bonvalot ficou com a 2ª posição, que lhe permite continuar na liderança da Liga Moche. Camilla Kemp acabou em 3º e Ana Sarmento em 4º. A surfista da Ericeira surfou muito bem na final, sendo porém penalizada por uma interferência nos últimos minutos, ocupando agora o 3º posto no ranking nacional feminino. A propósito, Carina Duarte comentou que “a final foi bastante disputada e foi pena a Ana ter feito aquela interferência que a empurrou para o quarto lugar, senão tínhamos conseguido os dois primeiros lugares para a Ericeira.”
A final masculina, que fecharia o alinhamento da etapa, trazia uma interrogação (Vasco Ribeiro ou José Ferreira?) e uma certeza: o vencedor passaria para a frente do ranking. Do que nem todos estariam à espera era de 30 minutos com trocas de ondas constantes e espectáculo de tão alto nível. José Ferreira começou a liderar, marcando o ritmo da bateria, mas “Vasquinho” acabaria por responder com duas ondas (uma de 9,25, e outra de 10, concluída com um reverse) que lhe deram um score global de 19,25 pontos em 20 possíveis contra 17,80 do outro finalista. “Estou feliz por voltar às vitórias na Liga Moche, mas o ano ainda é longo e a luta pelo título ainda vai ter muitas reviravoltas,” afirmou cauteloso o vencedor da etapa e bi-campeão nacional de 2011 e 2012.
Após o Allianz Ericeira Pro, Vasco Ribeiro lidera o ranking da Liga Moche 2014, com José Ferreira a subir à segunda posição. No terceiro lugar está o campeão nacional em título Frederico Morais. A próxima etapa da Liga Moche realiza-se no Porto, entre 9 e 11 de Maio.