Ciclo de concertos dedicados à guitarra portuguesa volta a Mafra

 

Fotografia: DR

 

A Casa da Música Francisco Alves Gato, instalada no Complexo Cultural Quinta da Raposa, em Mafra, abre novamente as suas portas  para receber um ciclo de música, desta vez dedicado à guitarra, trazendo concertos em Outubro, Novembro e Dezembro, sempre ao Sábado.

A primeira apresentação acontece já este Sábado (dia 1 de Outubro) e será da responsabilidade do músico Tiago Oliveira, que vai apresentar o espectáculo “Arufe”, título inspirado num sítio localizado na aldeia de Fornelos, em Cinfães, terra natal dos avós paternos deste artista. Foi em noites na casa do Arufe que, tentando recuperar canções tradicionais com a sua família, foi aos poucos descobrindo uma forma de os acompanhar, procurando afinações, novas abordagens e harmonias. O espectáculo “Arufe” leva-nos por uma viagem do Norte ao Sul de Portugal, com melodias que nos recordam a infância e outras que lembram a diversidade e riqueza da música tradicional portuguesa.

 

A fechar o mês de Outubro, no dia 29, o palco da Casa da Música recebe Bernardo Couto, que chega para apresentar o seu contributo pessoal ao repertório de guitarradas de Lisboa com o único objectivo de virem um dia vir a ser tocadas pelos guitarristas da cidade, passando assim a fazer parte deste património musical. Este é o desafio de dez guitarradas que compõem um trabalho que fala a “linguagem” fadista de Lisboa mas que, ao mesmo tempo, revela um cunho próprio.

 

A terceira apresentação, agendada para o dia 19 de Novembro, será trazida por Luís Coelho e intitula-se por  “Contos de Cordas”. Este é um trabalho que assenta nos sons da guitarra portuguesa, da guitarra clássica, do contrabaixo e da harpa, apresentando uma paisagem sonora inspirada na música tradicional portuguesa e na música erudita, procurando um equilíbrio nas suas fronteiras. A junção da guitarra portuguesa com a harpa, conjugação pouco explorada no panorama musical actual, consubstancia-se numa nova paisagem sonora. Desta forma, “Contos de Cordas” perpassa a música erudita e a popular.

Para encerrar este ciclo, no dia 3 de Dezembro, alinham-se Henrique Leitão e Bruno Chaveiro, com um concerto inesquecível que contará com um convidado especial: Carlos Leitão, irmão de Henrique Leitão. Este trio de artistas desafia-se sob o compromisso da música, dando asas à cumplicidade única que os une no palco e fora dele, dando lugar a um genuíno espectáculo de cordas em perfeita harmonia.

Todas as sessões têm início às 21:30 e os bilhetes para as mesmas podem ser adquiridos nos Postos de Turismo de Mafra e da Ericeira, na Ticketline e na Casa da Música Francisco Alves Gato uma hora antes do início dos espectáculos, tendo um valor de 3 euros para munícipes ou menores de 23 anos e de 5 euros para o público em geral.

Mais informações podem ser obtidas através do contacto telefónico +351 261 818 347.