Ribeira d’Ilhas prepara-se para receber o EDP Vissla Pro Ericeira

 

Fotografia: Pedro Mestre

 

Está quase a começar o EDP Vissla Pro Ericeira. De 1 a 9 de outubro, Ribeira d’Ilhas volta a receber os melhores surfistas do mundo para aquela que será a 5ª etapa do Challenger Series. Em jogo está a oportunidade de assegurar um lugar no World Championship Tour (WCT) do próximo ano.

Entre eles estão os portugueses Frederico Morais e Teresa Bonvalot, que correm atrás da qualificação para o campeonato mundial. Kikas, que já faz parte da elite do surf desde 2017, embora tenha ficado de fora em 2019 e regressado depois, quer continuar na lista de melhores do mundo. Mas para tal tem de se qualificar no Challenger Series. Segue atualmente na 33ª posição deste ranking, com 5.595 pontos. Este ano, o melhor lugar que alcançou no Challenger foi na 4ª etapa, em Ballito, na África do Sul, onde terminou na 5ª posição.

Frederico Morais e Teresa Bonvalot são os representantes máximos do surf português

Em 2021, o MEO Vissla Pro Ericeira foi vencido por Ezekiel Lau e Luana Silva. Também foi palco de um evento especial da Countdown Series – a MEO Portugal Cup of Surfing – em 2020, que foi precisamente por Frederico Morais, e ainda pela francesa Johanne Defay. Competições na Ericeira são, de resto, de boa memória para Kikas. Em 2017 e 2018, quando se tratava de provas no WQS, somou dois terceiros lugares. Mais recentemente em 2019, terminou a prova na 9.ª posição. Em 2021, não foi além do 49.º lugar. Contudo, Morais já se preparou recentemente para o que aí vem, precisamente, nas ondas da Ericeira. Participou, em junho, na terceira etapa da Liga MEO Surf 2022, onde terminou no 2.º lugar, numa prova vencida por Halley Batista. Kikas tem, aliás, se mantido ativo. Terminou em 9.º lugar no Pro Anglet, no sudoeste francês, naquela que foi a quarta etapa do Qualifying Series europeu, um QS 3.000. Mais recentemente, em representação da Selecção nacional, surfou as ondas de Huntington Beach, na Califórnia, onde Portugal alcançou um 4.º lugar no Mundial ISA.

Quem também integrou a selecção nacional, nesta primeira etapa de qualificação para os Jogos Olímpicos em Paris 2024, foi Teresa Bonvalot. Contudo, acabou por abandonar a prova devido a lesão. Atualmente, a surfista de Cascais segue no 8.º lugar do ranking Challenger Series, com 15.920 pontos. Esta época somou um 1.º lugar na 2.ª etapa desta competição, que decorreu em Maly Beach, Austrália, em maio passado, ao qual junta um 9.º, um 17.º e um 33.º lugar. No ano passado, em Ribeira d’Ilhas, Bonvalot terminou o MEO Vissla Pro Ericeira na 9.ª posição e quer, com certeza, por isso fazer melhor ainda este ano. Com uma época de sonho, a surfista de apenas 22 anos já venceu mais três etapas do mundial de qualificação em Israel, na Costa de Caparica e na Galiza. Tem agora a oportunidade de surfar uma onda que conhece bem e subir uns lugares no ranking.

Naquele que é o quinto dos oito eventos do Challenger Series deste ano, há 10.000 pontos em jogo, nas direitas de Ribeira d’Ilhas. Todos querem terminar nas primeiras posições para garantir um lugar no WCT da próxima temporada. Na prova masculina, apenas os 10 primeiros terão essa vaga garantida. Na feminina, só o top 5 da temporada terá acesso a fazer parte da elite do surf.

Ora, entre os surfistas que vão marcar presença neste EDP Vissla Pro Ericeira estão o italiano Leonardo Fioravanti, que está atualmente no 2.º lugar do ranking (e que soma já dois terceiros lugares, um quinto e um 25.º nas 4 etapas iniciais do Challenger Series), ou Ezekiel Lau. O havaiano sucede a Fioravanti no ranking, tendo vencido no ano passado a prova na Ericeira, numa final diante do australiano Jackson Baker. Em Ribeira d’Ilhas estarão ainda os australianos Ryan Callinan, Owen Wright, ou Jacob Wilcox, o havaiano Imaikalani Devault, os brasileiros João Chianca, Alejo Muniz, Lucas Silveira, os franceses Duru, Maxime Huscenot ou Jorgann Couzinet, o surfista da Polinésia Francesa Michel Bourez ou ainda o norte-americano Conner Coffin, entre outros. O atual líder do ranking, o indonésio Rio Waida, marcará também presença no evento, ele que tem tido um ano excelente, com dois títulos seguidos em etapas da Challenger Series da WSL. Quanto aos portugueses, a Frederico Morais junta-se Vasco Ribeiro.

No feminino, a prova contará com a presença das australianas Molly Picklum (atual 2.ª classificada do ranking) e Bronte Macaulay, ou as havaianas Luana Silva (que venceu na Ericeira em 2021), Bettylou Sakura Johnson ou Moana Jones Wong. Destaque ainda para a francesa Pauline Ado, uma das surfistas mais condecoradas da Europa (e que na época passada terminou em 3.º lugar na Ericeira), ou ainda Vahine Fierro; a norte-americana Sage Erickson ou a japonesa Mahina Maeda. Entre as portuguesas, entrarão em competição, além de Bonvalot, Mafalda Lopes, Francisca Veselko, Yolanda Hopkins, Carolina Mendes e Gabriela Dinis, que entra na prova como “wildcard”. A surfista de Carcavelos que recentemente obteve um 3.º lugar no Pro Junior em Casablanca, Marrocos, e que no ano passado foi vice-campeã na etapa do Pro Junior em La Torche, França, tem assim a oportunidade de competir com algumas das melhores surfistas do mundo.

vai haver muitos motivos de interesse durante os dias de prova

De 1 a 9 de outubro, reforça-se ainda o papel do surf com um papel de integração, com mais uma edição do EDP Surf For Tomorrow Surf Experience. Este é um projeto de sustentabilidade social, desenvolvido pela EDP em parceria com a WSL Portugal, que tem como objetivo a promoção da prática de surf junto de crianças institucionalizadas e/ ou desfavorecidas.

O EDP Vissla Pro Ericeira conta ainda com vários outros pontos de interesse. Haverá uma Moche Impact Zone presented by Estrella Galicia, que consiste numa quadra de skate com aulas grátis e demonstrações com os melhores skaters nacionais. Quem vier até ao palco do EDP Vissla Pro Ericeira, poderá ainda assistir a sessões de “Live Shaping” no stand da Vissla, onde vários shapers vão partilhar toda a sua experiência e técnica no desenvolvimento das suas pranchas. E claro, toda a animação com música e projetos especiais no “La Barraque”, nos dias 1, 4, 7 e 8 de outubro, assim que a prova estiver “off”.

Mais uma vez, a Ericeira volta assim a acolher uma prova do mundial de surf, razão que leva a autarquia a saudar, mais uma vez, os melhores do mundo na modalidade, no regresso ao Oeste. “A Ericeira dá as boas-vindas aos surfistas de diferentes nacionalidades que, nesta prova de referência, assumem o desafio de competir nas singulares ondas da única Reserva Mundial de Surf em toda a Europa”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva. “Faço votos de que esta seja, também, uma oportunidade para (re)descobrir o muito que este território tem para oferecer: da diversidade da paisagem ao valioso património histórico, da deliciosa gastronomia à hospitalidade das gentes”, conclui.

Também a EDP se junta, mais uma vez, na promoção da modalidade. “É com muito orgulho que reforçamos o apoio a esta etapa que traz a Portugal os maiores nomes da modalidade. O surf é um território que a EDP apoia em todas as vertentes – desde uma grande aposta na formação até às provas mais importantes, reforçando sempre a temática da responsabilidade social, com o intuito de tornar a modalidade mais próxima e acessível a todos”, defende Catarina Barradas, diretora de marca da EDP. “Depois de termos reforçado o nosso compromisso com a modalidade, ao apoiarmos uma equipa de jovens promessas com o EDP Surf for Tomorrow, aguardamos com expectativa a passagem desta grande competição pelo nosso país”, avança a responsável.

A conferência de imprensa de apresentação do EDP Vissla Pro Ericeira decorrerá no dia 29 de setembro, no Ribeira d’Ilhas Surf Restaurant & Bar, pelas 11 horas. A sessão contará com a presença de Teresa Bonvalot, Gabriela Dinis, Frederico Morais e Léo Fioravanti. Na sessão, estarão ainda o presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, o diretor geral da WSL para a Europa, África e Médio Oriente, Francisco Spínola, directora de marca do grupo EDP, Catarina Barradas, e o CEO da Vissla, Derek O’Neill.

O EDP Vissla Pro Ericeira (1-9 outubro) conta com o apoio da EDP, Câmara Municipal de Mafra, Vissla, Turismo de Portugal, MEO/MOCHE, Estrella Galicia/Cabreiroa, You & The Sea, Millennium e Hertz.