Fotografia: José Guerra
Falta menos de uma semana para o arranque do Sumol Summer Fest. Na Quinta-feira há uma Welcome Party para os festivaleiros ganharem embalagem para uma maratona de muita música e diversão. No próximo fim-de-semana o festival toma conta da Ericeira e aqui apontamos meia dúzia de razões que fazem deste o evento ideal para começar o Verão da melhor forma, dentro e fora do recinto.
ERICEIRA
Não conseguimos imaginar melhor localização para um festival que celebra as boas ondas, venham elas do mar ou dos instrumentos alinhados em palco. A Ericeira é uma vila com um carisma único (além das múltiplas distinções que tem recebido, foi o destino mais googlado em Portugal) e todas as razões são poucas para a visitar. É disfrutar do evento e do que os jagozes têm para oferecer aos visitantes.
MÚSICA
Quem vem ao festival vem pela música, e este ano não faltam razões para apreciar o espectáculo. A edição 2014 do Sumol Summer Fest, a sexta consecutiva do evento, conta com o habitual reggae – Protoje, Ky-Mani Marley, Anthony B – e uma inédita Dub Zone. Também há lugar para outras sonoridades, do rock de John Butler Trio ao indie folk de Angus & The Julia Stone, passando pelo dancehall e hip-hop de Popcaan ou Dillaz, respectivamente. Os motivos são mais que muitos para ouvir música com sabor a Verão.
PRAIAS
Claro que falar da Ericeira é falar de praias. São as melhores do país para a prática do surf e distinguem-se há décadas pela qualidade das suas águas ricas em iodo. Para provarmos que não estamos a defender a Ericeira só porque dela gostamos, conduzimo-los às mais recentes distinções atribuídas a diversas praias: a Bandeira Azul e a Qualidade Ouro da Quercus.
SURF
A Ericeira é a segunda Reserva Mundial de Surf e a única na Europa. Não há mais razões que possamos apresentar que sublinhem a qualidade das ondas da vila. Há praias com fundo de areia, há fundos de rocha e uma panóplia de ondas para todos os gostos e níveis. Se não tiver prancha, não há problema: as escolas e lojas de surf abundam pela Ericeira, pelo que não será difícil encontrar quem lhe dê aulas ou lhe alugue uma prancha. E no próximo fim-de-semana também há o Sumol Surf Camp e provas de longboard marcadas para Ribeira d’Ilhas.
SKATE
O Sumol Summer Fest conta com demonstrações de skate ao vivo no recinto, que tem ainda, a meia dúzia de metros, outro skatepark à disposição dos visitantes. Fica na Boardrider Quiksilver Ericeira e é um espaço com rampas, corrimões, paredes e todos os pontos de diversão da malta das tábuas de madeira que rola a quatro rodas. Para os mais arrojados, há sempre as ruas e ruelas da Ericeira, que escondem pequenas relíquias urbanísticas propícias ao skate.
SANTOS POPULARES JAGOZ
Durante os fins-de-semanas deste mês de Junho, a Ericeira está abençoada pelos festejos dos Santos Populares Jagoz. Por isso, durante o dia ou à noite, podem contar com muita animação, cor, alegria e petiscos: o mercado, as sardinhas, as marchas, os bailaricos e arraiais estarão espalhados de Norte a Sul da vila. Antes, durante e após o horário do festival há festa entre nós.