Fotografia: DR
As praias da Baleia-Sul, Foz do Lizandro, São Lourenço e Calada foram distinguidas com a classificação Qualidade de Ouro 2014, atribuída pela Associação Nacional de Conservação da Natureza.
A classificação é atribuída às praias que, durante cinco anos consecutivos, apresentem a classificação máxima na qualidade da água – designada de “boa” até 2009 e de “excelente” desde 2010 –, tratando-se de critérios que resultam de uma directiva europeia.
Em 2014 foram distinguidas com Qualidade de Ouro 355 praias, o que significa que cada duas em três praias designadas como “águas balneares” detêm o prémio da Quercus. Face há cerca de 10 anos atrás, mais 268 praias apresentam este selo ambiental.
Francisco Ferreira, dirigente da associação, afirmou que o objectivo do galardão passa por “prestigiar as praias que de uma forma muito consistente têm tido água de qualidade excelente”. “Isto valoriza muito a escolha das pessoas quanto às zonas balneares que querem frequentar.”
Das 355 praias premiadas, 244 (69%) têm Bandeira Azul este ano, distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.
No ano passado, 92% das praias costeiras foram classificadas como “excelentes” e 98% reuniam os critérios mínimos de qualidade. Em relação às praias interiores, 60% tinha o selo de qualidade “excelente” e 85% cumpriam com os critérios mínimos, lê-se no jornal Público.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês