Estratégia de Promoção Internacional de Portugal foca-se no marketing digital

Ericeira. - ph. Francisco Antunes

 

Fotografia: Francisco Antunes

 

O marketing digital e os canais de divulgação multimédia constituem elementos centrais na nova estratégia de promoção internacional do destino Portugal, apresentada na Segunda-feira pelo Turismo de Portugal no Teatro Thalia, em Lisboa.

A cerimónia contou com a presença do Ministro da Economia, do secretário de Estado do Turismo e do director-executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT) e serviu ainda para mostrar os resultados da estratégia de marketing digital executada em 2013: foram feitas mais de 400 campanhas exclusivamente online, desenhadas à medida de 13 mercados-alvo.

A nova estratégia de comunicação continua a centrar-se na divulgação de Portugal enquanto destino turístico através de canais online e visa acompanhar os consumidores através de um ciclo de decisão: começa com a fase “sonho”, que estimula a vinda para Portugal por via de conteúdo motivacional; a fase “planeamento”, que conduz os consumidores para o portal VisitPortugal; e a fase “experiência”, que incentiva à recolha e partilha de testemunhos sobre a experiência em Portugal.

“A aposta numa campanha totalmente online permite, com maior eficácia e gestão de meios, atuar mais próximo da decisão de férias do turista, levando-o a escolher e a divulgar Portugal e contribuindo fortemente para os bons resultados que o sector do Turismo tem apresentado”, disse o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo.

O marketing digital passou a ser a ferramenta de divulgação e promoção de Portugal enquanto destino turístico no ano passado, privilegiando-se esta canal relativamente às tradicionais campanhas institucionais offline.

O Turismo de Portugal justifica esta aposta com a eficiência nos resultados e com o menor investimento, o que permite libertar recursos de apoio à venda junto de operadores internacionais e aumentar o número de workshops comerciais para os profissionais do sector.

PORTUGAL EM 13º LUGAR NOS PAÍSES MUNDIAIS COM EXCEDENTE TURÍSTICO

Entretanto, dados divulgados pelo director executivo da OMT durante a apresentação da estratégia de comunicação turística revelam que Portugal foi o 13º país do mundo com maior excedente no turismo de 2013.

“No ano passado, Portugal situou-se na 13ª posição do mundo em termos de superavit na balança do turismo internacional, com um resultado positivo de 8100 milhões de dólares ou 6100 milhões de euros”, afirmou Márcio Lucca de Paula.

Estes números correspondem a 3,7% do produto interno bruto, valores que deixam Portugal “na terceira posição dentro de 25 países do mundo com maior superavit no turismo”, cita o jornal i.

O ministro da Economia, António Pires de Lima, na mesma cerimónia, indicou ainda que os sectores do turismo e restauração criaram 25 mil postos de trabalho em 2013, ajudando à diminuição da taxa de desemprego.