“Queremos a Ericeira no topo das pesquisas Google”

Helder Sousa Silva - ph. DR

 

Texto: Hugo Rocha Pereira | Fotografias: DR

 

Este ano o Turismo de Portugal apostou forte na temática do surf para promover o país na FITUR, Feira Internacional de Turismo que decorreu no fim de Janeiro em Madrid. A Ericeira foi um dos destinos de ondas em destaque no stand de Portugal na 34ª edição daquele que é um dos mais importantes eventos mundiais do sector. O Presidente e a Vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Mafra marcaram presença no certame, de forma a tomar o pulso às tendências dum segmento da economia que assume crescente importância para o concelho. A AZUL conversou com Hélder Sousa Silva para fazer um balanço desta participação na FITUR e perspectivar as principais apostas para dinamizar o turismo da região em 2014.

 

Que objectivos estabeleceram para a presença na FITUR 2014 e que balanço faz desta participação?

Tal presença marcou o arranque das iniciativas promocionais que serão desenvolvidas no âmbito do eixo estratégico da “maritimidade” e da dinamização da Reserva Mundial de Surf, a primeira da Europa, considerando o potencial desta indústria para a economia local: na criação de escolas de surf, nos alojamentos temáticos, no comércio e indústria especializada das pranchas e do surfwear, mas também na promoção do litoral do Concelho de Mafra como um destino economicamente sustentável. Para o efeito, a participação do Município de Mafra esteve integrada no stand do Turismo de Portugal, o qual teve como bandeira o surf, promovendo o nosso país como destino de excelência para a prática deste desporto de ondas. Considerando que a FITUR é uma montra privilegiada, não só à escala da Europa mas dos próprios mercados ibero-americanos, o balanço efectuado é extremamente positivo, tanto ao nível da divulgação turística como dos contactos com operadores do sector.

 

O que pensa da aposta do Turismo de Portugal no surf para promover o nosso país?

Esta aposta resulta do reconhecimento do potencial da costa portuguesa, que tem como factores diferenciadores a qualidade das ondas, a beleza natural e o clima. Acresce que o grande mérito de produtos como o surf e outros desportos de deslize é o facto de poderem ser praticados durante todo o ano. Portanto, atenuando a sazonalidade, constituem-se como um oportuno complemento ao tradicional segmento “Sol & Mar”, que tem vindo a ser o suporte do mercado turístico português. Ora, perante esta aposta nacional, cabe ao Município de Mafra posicionar-se estrategicamente para maximizar as oportunidades criadas, sobretudo na captação dos novos fluxos de turistas.

No âmbito da campanha “Portugal Waves”, a tónica assentou no destaque de 11 pontos estratégicos, marcando evidência as ondas da Ericeira.

De que forma a Ericeira foi promovida nesta feira de turismo?

O nosso país apresentou um stand com 818 metros quadrados, posicionado estrategicamente à entrada do pavilhão da Europa. No âmbito da campanha “Portugal Waves”, a tónica assentou no destaque de 11 pontos estratégicos do surf em Portugal Continental, marcando evidência as ondas da Ericeira. A visibilidade mediática, proporcionada por esta feira, constitui para nós um ponto de partida para a internacionalização da estratégia de promoção turística do Concelho de Mafra na área do surf.

 

Portugal teve como embaixador Garrett McNamara. Veria com melhores olhos a presença dum embaixador nacional? Tiago Pires, por exemplo?

A escolha de um embaixador norte-americano reflecte, inquestionavelmente, o desejo de projecção exterior da qualidade das ondas nacionais. Contudo, obviamente que para o Concelho de Mafra seria um orgulho ter como embaixador nacional o Tiago Pires, que se assume como “ericeirense” e leva o nome do nosso Concelho e das suas praias aos mais importantes interlocutores internacionais. Além disso, e a par do seu meritório percurso desportivo, não podemos esquecer que o Tiago Pires apostou no Concelho de Mafra para aqui criar o seu próprio negócio, uma importante infra-estrutura geradora de oportunidades para a indústria do surf.

Para o Concelho de Mafra seria um orgulho ter como embaixador nacional o Tiago Pires.

Que perspectivas têm para a evolução do turismo na região em 2014?

As perspectivas são profundamente positivas, antecipando-se a continuação do cenário de crescimento, que se deve, em grande parte, à fidelização do visitante. Enquanto destino turístico, o verdadeiro mérito do Concelho de Mafra é reunir, num mesmo território, uma oferta multifacetada: o “Sol & Mar”, com as suas praias distribuídas pelos 11 km de costa; o Turismo Desportivo, associado aos desportos de ondas e, por outro lado, às instalações desportivas municipais de qualidade; o Touring Cultural, com destaque para o imponente Palácio Nacional, mas também para os fortes das Linhas de Torres, o património religioso e as artes e os ofícios tradicionais, como a olaria; o Turismo de Natureza, associado aos passeios pedestres e de BTT, ao birdwatching ou ao geocaching; ou a gastronomia, dada a vocação agrícola e piscatória do território. Ora, o grande desafio é que esta diferenciação se traduza, depois, na qualificação do produto e da oferta. Porque só assim é possível garantir que quem nos visita queira voltar e partilhar essa experiência.

 

Para este ano, o mais importante são os turistas nacionais ou internacionais?

Ambos. O mercado nacional continua a ser o mais expressivo, no entanto o aumento do número de turistas internacionais tem sido uma realidade constante. O que se pretende é qualificar os produtos turísticos de forma a garantir o continuado crescimento de ambos, na plena convicção de que, pelas suas singularidades, o Concelho de Mafra tem uma oferta diferenciadora.

Enquanto destino turístico, o verdadeiro mérito do Concelho de Mafra é reunir, num mesmo território, uma oferta multifacetada.

Têm trabalhado alguma estratégia para continuar a promover a região?

Os dois maiores projectos de promoção são: por um lado, a candidatura do conjunto formado pelo Palácio, Convento e Tapada de Mafra a Património Mundial da UNESCO, que recebeu, recentemente, impulsos muito positivos, tais como o protocolo celebrado entre a Direcção-Geral do Património Cultural, a Escola das Armas e a Tapada Nacional de Mafra para reabilitação da ligação interna entre o Palácio e a Tapada Real, através da Tapada Militar; a futura instalação do Museu da Música no Palácio Nacional de Mafra; a manutenção do Memorial do Convento de José Saramago no Programa de Português do Ensino Secundário e a constituição da Comissão Municipal de Coordenação Estratégica para esta candidatura; por outro, um novo impulso na dinamização da Reserva Mundial de Surf, assim como a continuação da acção de requalificação da orla costeira (abrangendo agora as praias de S. Julião, Sul e Matadouro), o desenvolvimento de esforços, junto da Administração Central, para a concretização da segunda fase do projecto de requalificação do molhe da Ericeira, ampliando o porto de pesca e de abrigo ao leque de actividades e serviços náuticos, as competições desportivas de alto nível, a continuação da realização de grandes eventos temáticos, bem como a criação do primeiro Museu Português do Surf, consolidando a marca Ericeira no panorama mundial do surfing, e a realização de um oportuno trabalho ao nível da regulamentação, nomeadamente do uso da praia por banhistas e surfistas. Estes projectos inscrevem-se, por sua vez, numa estratégia promocional mais vasta, cujo sucesso depende, em muito, da união de todo o tecido económico e empresarial. Neste contexto, tem vindo o Executivo Municipal a desenvolver um empenho adicional na geração de oportunidades de negócio para estimular a economia local, a partir da identificação das singularidades do território: nos produtos agrícolas, nos produtos tradicionais e até no turismo religioso, aposta que brevemente será divulgada.

De acordo com a Google, a Ericeira foi o destino mais pesquisado pelos portugueses em 2013. Este facto vai ser aproveitado para promover o turismo na região?

Sim, sem dúvida. O Município irá apoiar uma acção de marketing internacional, com enfoque no Reino Unido e na Irlanda, que contempla uma campanha Google AdWords, de modo a colocar a Ericeira no topo das pesquisas Google.

Comitiva FITUR - ph. DR

A comitiva da Câmara Municipal de Mafra junto ao stand português na FITUR.