Sumol Summer Fest: Concertos a não Perder

Sumol Summer Fest. - ph. José Guerra

 

Fotografia: José Guerra

 

O Sumol Summer Fest 2014, festival de Verão que toma conta da Ericeira durante três dias (26 a 28 de Junho), aproxima-se a passos largos. O cartaz está fechado e ultimam-se os preparativos para a festa. A principal novidade para este ano é a mistura de estilos num evento com matriz (e raiz) reggae, que recria a ambiência deste estilo sonoro proveniente da Jamaica. O indie rock e o hip-hop são este ano presenças asseguradas, numa aposta da organização para atrair novos públicos e renovar a aura do Sumol Summer Fest na sua 6ª edição. Dos nomes divulgados, os seis destacados abaixo são, para a AZUL, os que mais atenção atraem. Seja por via da sua grandeza e reconhecimento por parte do público, seja por trazerem novas sonoridades ao Sumol Summer Fest.

 

JOHN BUTLER TRIO

O grupo australiano liderado pelo multi-instrumentista John Butler parte do rock para abraçar várias influências que ganham asas no palco, onde construíram uma sólida reputação graças às suas brilhantes prestações. A banda editou um novo álbum – “Fresh & Blood” – em Fevereiro, pelo que deverão apresentar música nova na Ericeira. Actuam no dia 27 de Junho e não devem deixar ninguém indiferente.

 

KY-MANI MARLEY

Só o apelido em si já atrai a atenção dos melómanos e público em geral. Ky-Mani Marley, um dos filhos da eterna lenda Bob Marley, é um conhecido artista reggae proveniente da Jamaica. O seu último álbum – “Evolution of a Revolution” – foi lançado o ano passado, pelo que a presença de Ky-Mani Marley na Ericeira servirá para apresentar as suas músicas mais recentes. Também actua no dia 27 de Junho.

 

ANTHONY B + LUTAN FYAH + PERFECT GIDDIMANI

Anthony B é um repetente na Ericeira, depois de ter proporcionado um dos concertos mais vibrantes do Sumol Summer Fest em 2011. Neste concerto tem a companhia de outros dois nomes fortes vindos da Jamaica: Lutan Fyah e Perfect Giddimani. A tripla que representa as cores da bandeira rasta sobre ao palco no dia 28 de Junho, num concerto único e que deverá incendiar a Ericeira.

 

ANGUS & JULIA STONE

São uma das maiores supresas do cartaz. O duo australiano tem uma sonoridade dentro do folk rock e acústico, um género em tudo diferente do reggae e dancehall que caracterizam o Sumol Summer Fest. O grupo vem a Portugal já com algumas músicas prontas para um novo álbum, que se junta aos já editados “A Book Like This”, de 2006, e “Down the Way”, de 2010. Dia 28 dão música à Ericeira.

 

DILLAZ

O hip-hop até deriva do reggae que já se fazia ouvir nas ruas da Jamaica nos anos 70. E, de entre os nomes que vão actuar no Sumol Summer Fest, Dillaz será quem gera maior expectativa. Trata-se de um jovem rapper da periferia de Lisboa, que tem percorrido o país de Norte a Sul em actuações ao vivo desde que lançou a sua mais recente mixtape – Sagrada Família Vol. 2 – no início de 2013. O seu crescimento na cena hip hop nacional tem sido visível e o palco será dele no dia 27 de Junho.

 

POPCAAN

Este ano o dancehall marca forte presença no Sumol Summer Fest, e Popcaan deverá liderar as tropas. O jovem artista jamaicano tem tido uma ascensão meteórica, muito graças ao hit “Only Man She Want”. Esta malha não deverá falhar na Ericeira, no dia 28, sendo previsível que ponha tudo a dançar e a tirar a roupa. Muito aguardadas serão também as músicas do fresquinho álbum de estreia, “Where We Come From”.