Afonso Antunes vence Rip Curl Grom Search

 

Fotografia: Fabian Sanchez

 

O atleta do Ericeira Surf Clube Afonso Antunes sagrou-se no Sábado campeão da Rip Curl Grom Search 2019, que juntou os melhores surfistas Sub-16 de todo o Mundo nas ondas da Costa Rica.

Aos 15 anos de idade, além de ter sido o primeiro português a vencer este reputado evento que já conta 20 edições, Afonso foi apenas o segundo europeu a fazê-lo, após o italiano Leo Fioravanti.

Doze países estiveram representados na Playa Hermosa, que apresentou ondas com cerca de dois metros e uma grande multidão na praia, num evento inesquecível para o surf nacional.

“Não tenho muitas palavras para descrever como me estou a sentir agora, estou na lua. Trabalhei tanto para isto, para conseguir fazer o meu trabalho; Tenho feito alguns eventos para treinar para esta competição, e consegui vencer! Adoro este evento porque tive a oportunidade de conhecer novos amigos, e as ondas estavam incríveis. Fiquei a adorar a Costa Rica. Quero voltar novamente a este lindo lugar”, declarou Afonso Antunes de coração cheio após a final.

Na final do evento o português defrontou o norte-americano Taro Watanabe, que não conseguiu responder ao rápido início de Antunes. Afonso abriu com um 7,33 e ainda conseguiu mais uma nota de 6,70 pontos em 10 possíveis, derrubando assim as possibilidades do júnior americano.

Afonso Antunes conta já no seu currículo com os títulos nacionais de Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18, tendo ao longo da sua ainda curta carreira estado presente nas finais do Volcom Rumblefish 2015, do ISA Juniors 2018 e mais recentemente do Junior Pro Espinho.

O filho do ex-campeão nacional João Antunes inscreveu o seu nome nos livros da história do Grom Search juntamente com a surfista americana (e potencial prodígio) Caitlin Simmers, que se consagrou campeã do evento feminino com apenas 13 anos de idade.

Gabriel Medina, Owen Wright, Jordy Smith, Matt Wilkinson, Kanoa Igarashi, Kolohe Andino, Tyler Wright, Stephanie Gilmore e Sally Fitzgibbons são alguns dos nomes sonantes que venceram este evento na juventude.

Portugal também esteve representado na prova feminina, com a algarvia Concha Balsemão (igualmente atleta do Ericeira Surf Clube) que ficou na 9ª posição após cair na 2ª ronda.