Fotografia: Jorge Matreno / ANSurfistas
Tomás Fernandes e Yolanda Sequeira venceram no fim-de-semana o Renault Porto Pro e estes triunfos permitiram a ambos destacarem-se na liderança do Ranking Santander e na luta pelos respectivos títulos nacionais.
Os surfistas da Ericeira e de Faro, respectivamente, conquistaram a terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf, principal competição de surf em Portugal e onde se disputam os títulos máximos da modalidade.
Curiosamente, tanto Tomás como Yolanda venceram pela segunda vez esta temporada na Liga MEO Surf, o que lhes permite destacarem-se na liderança do ranking e da luta pelos títulos nacionais. No caso masculino o atleta do Ericeira Surf Clube recuperou a licra Santander que tinha conquistado após a primeira etapa, enquanto do lado feminino a surfista algarvia manteve e cimentou a liderança conquistada na segunda etapa. E as coincidências não terminam aqui: ambos ganharam Sábado a terceira etapa da carreira na Liga MEO Surf.
No Instagram, Tomás Fernandes partilhou a seguinte publicação, dando conta do seu estado de espírito: “YESSS! Segunda vitória este ano e não podia estar mais feliz!!! Obrigado Porto por este incrível fim-de-semana e obrigado a todos pelo apoio!”
Na final da prova Yolanda Sequeira teve pela frente a campeã nacional Camilla Kemp, voltando a elevar o nível ao conseguir um score de 15,25 e um triunfo sólido. Esta foi a segunda vitória consecutiva da surfista algarvia na Liga MEO Surf 2019, depois de ter estado presente nas três finais já disputadas até ao momento – e vai numa série de quatro finais consecutivas, pois foi ela a vencedora da última etapa em 2018.
“O segredo tem sido só um: treinar forte, tanto a nível físico, como psicológico”, começou por dizer a vencedora do Renault Porto Pro. “Tenho passado várias horas dentro de água a treinar. Acho que o meu surf sempre esteve no sítio certo, mas, agora, penso que estou a demonstrá-lo muito melhor nos campeonatos. Antigamente, os nervos levavam a melhor. As ondas também ajudaram. Adorei esta direita que estava a quebrar no final do campeonato, estava perfeita para mim. Agora, vou para o Algarve para ganhar e acredito que vou colocar uma mão no título nacional. Tenho de ganhar para depois poder dar o salto a nível internacional. A Liga MEO Surf tem sido fundamental para isso, pois a falta de patrocínios não me permite viajar tanto como gostava”, concluiu Yolanda Sequeira.
Já do lado masculino, depois de vencer Francisco Alves nos quartos-de-final e o local João Guedes nas meias-finais, Tomás Fernandes garantiu a presença na final frente a Eduardo Fernandes, que também teve um percurso de destaque, depois de eliminar o campeão em título do evento, Marlon Lipke, nos quartos-de-final e a grande surpresa do campeonato, o jovem Francisco Almeida, nas meias-finais.
Ao contrário da final feminina, esta foi uma final muito renhida e decidida nos instantes finais. Apesar de Edu ter saído na frente da disputa e de ter tido mesmo a melhor onda da final, com 6,00 pontos, Tomás acabou por ter uma recta final mais forte, conseguindo o triunfo por apenas 30 centésimos de diferença – 10,80 contra 10,50 pontos. Com esta segunda vitória na temporada, Tomás recuperou a licra Santander que havia perdido para Miguel Blanco na última etapa, onde se apresentou algo adoentado.
Sinto-me feliz e penso que tudo tem vindo por acréscimo
“Não sei se este é o meu ano, mas é, definitivamente, o ano em que me sinto melhor em todos os aspectos da minha vida”, começou por afirmar Tomás Fernandes. “Sinto-me feliz e penso que tudo tem vindo por acréscimo. As coisas estão a acontecer da melhor forma possível e o meu objectivo é ser campeão nacional. Estou a treinar com o José Seabra e adoro. Mas antes trabalhava com o Enrique Lenzano e também gostava muito, devo-lhe muito do que sou hoje. Acho que a principal mudança vem de mim e do meu psicológico. Infelizmente ou felizmente, parei um pouco com os campeonatos internacionais e, sinceramente, penso que é isso que me está a fazer ganhar. Actualmente estou mais focado nos campeonatos em Portugal. No futuro logo se verá”, frisou.
Resultados finais do Renault Porto Pro:
Final masculina: Tomás Fernandes 10,80 x Eduardo Fernandes 10,50
Final feminina: Yolanda Sequeira 15,25 x Camilla Kemp 10,40
Somersby Onda do Outro Mundo: Yolanda Hopkins com 8,75 pontos nas meias-finais
Renault Expression Session: Miguel Blanco
Sumatra Surf Trip (Melhor Júnior): João Vidal e Matilde Passarinho
O Renault Porto Pro também contou com as habituais iniciativas de sustentabilidade, através das limpezas de praia com a marca da Fundação Altice e as dinâmicas associadas à protecção da biodiversidade e promoção da alimentação saudável do Grupo Jerónimo Martins.
Agora, a Liga MEO Surf segue para o Algarve, com a Praia do Amado, em Aljezur, a receber o Allianz Algarve Pro, de 21 a 23 de Junho. Esta será a quarta e penúltima etapa do circuito, tendo por isso um carácter decisivo. É na Praia do Amado que serão ainda conhecidos os vencedores da Allianz Triple Crown. Na frente do ranking deste sub-troféu estão Yolanda Sequeira e Teresa Bonvalot em ex-áqueo, no lado feminino, e Miguel Blanco e Vasco Ribeiro, também igualados, do lado masculino.