A época balnear arranca amanhã na Ericeira

 

Fotografia: DR

 

A época balnear na Ericeira arranca no dia 15 de Junho (Segunda-feira), prolongando-se até 15 de Setembro no concelho de Mafra, com a existência de praias vigiadas ao longo de toda a linha de costa jagoz e das restantes freguesias do município.

Este ano, devido à actual pandemia do novo Coronavírus (causador da doença Covid-19), será necessário adoptar comportamentos de segurança não apenas no que toca ao mar e à exposição solar, mas também às regras de distanciamento social e de higiene.

será fundamental manter o distanciamento recomendado

Essencial será seguir as regras sanitárias delineadas pela Direcção Geral de Saúde, nomeadamente para se evitarem concentrações de pessoas no areal e nos acessos às zonas balneares.

É possível consultar aqui a informação divulgada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativamente à capacidade potencial de ocupação (número de pessoas) das praias. Além de se recomendar a consulta da app Info Praia ou do site da APA antes da deslocação (para saber se a praia escolhida está ou não com espaço disponível) será fundamental manter o distanciamento recomendado pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Mafra (CMM) irá colocar sinalização em todas as praias para apelar ao distanciamento recomendado nos acessos aos areais, além de painéis com informação sobre a ocupação das praias, cujo cálculo da capacidade potencial se encontra sujeita a um conjunto de critérios nos quais estão consideradas as variações das marés.

Embora não se confirme a existência de manuais para cada praia específica, como chegou a ser anunciado, a CMM promoverá acções de sensibilização dirigidas aos banhistas, conforme afirmou à AZUL.

uma Reserva Mundial de Surf, seis praias com Bandeira Azul e oito com Qualidade de Ouro

Embora com as necessárias limitações e adaptações impostas pelo contexto pandémico, este Verão deverá voltar a registar uma forte afluência de visitantes às praias da região: seis destas voltaram a ser distinguidas com a Bandeira Azul e oito mantiveram o prémio Qualidade de Ouro atribuído pela Quercus.

Apesar de o município de Mafra ter cancelado os eventos até ao final de Setembro, como medida preventiva, o tempo quente, a beleza naturais das praias desta região e a qualidade das suas ondas (as praias da Empa, Ribeira d’Ilhas, Coxos e São Lourenço integram a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, única a nível europeu) constituem alguns dos factores que continuarão a atrair muitos banhistas e amantes dos desportos de ondas durante este período estival de características inéditas.

Surf, praia, Ericeira. - ph. Nuno Dinis

Surf, praia, Ericeira. – ph. Nuno Dinis