Seis praias com Bandeira Azul no Concelho de Mafra

 

Fotografia: DR

 

Este Verão o concelho de Mafra vai voltar a poder hastear seis Bandeiras Azuis nas suas praias: Foz do Lizandro – Mar (na freguesia da Carvoeira), Praia do Sul (ou Baleia), Algodio (ou Norte) e Ribeira d’Ilhas na Ericeira, São Lourenço e Porto da Calada na freguesia da Encarnação.

São, assim, as mesmas praias que em 2019, repetindo-se também a data em que vai arrancar a época balnear no concelho de Mafra: dia 15 de Junho.

Este ano haverá um total de 360 praias com Bandeira Azul em Portugal, mais oito do que no ano passado: 322 são praias costeiras e 38 fluviais – foi recentemente anunciado pela Associação Bandeira Azul (ABAE).

Voltar ao Mar com a Atitude de Mudar

O Algarve continua a ser a região do país com o maior número de bandeiras azuis, com 87 praias, seguida de perto pela região Norte (76 praias, ou seja, mais uma do que em 2019). Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com 57 praias (mais três praias). Destaque ainda para a região Centro que regista “um crescimento de forma sustentada”, com 46 praias (mais duas).

O lema em 2020 é “Voltar ao Mar com a Atitude de Mudar”: mudar a forma como nos relacionamos com o Mar e com os outros; mudar a forma como usufruímos da praia; mudar a forma como nos comportamos social e ambientalmente. Torna-se, assim, imprescindível adequar o nosso comportamento às novas regras, para que, o mais brevemente possível, possamos usufruir do Mar e da Natureza sem medos e sem restrições.

Face à pandemia do novo Coronavírus, causador da doença Covid-19, este ano a época balnear, que começa a 6 de Junho a nível nacional, vai ser um pouco diferente e com algumas restrições. Face à situação excepcional, o Governo definiu, em conjunto com várias entidades, um manual com regras para as praias.

Entre as várias medidas definidas pelo Executivo está o reforço da sinalização nos locais onde é proibido o estacionamento, a distância mínima de três metros dos chapéus-de-sol de outros utentes ou a proibição de usar equipamentos de uso colectivo, nomeadamente gaivotas, escorregas, chuveiros interiores de corpo ou de pés.

O programa Bandeira Azul pretende distinguir as praias que cumprem os requisitos de qualidade ambiental, segurança e bem-estar. Desde que o projecto foi criado, há cerca de 30 anos, já 6.300 praias foram galardoadas.

Foz do Lizandro. - ph. portugalbeachvillas.com

Foz do Lizandro. – ph. portugalbeachvillas.com

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês