Fotografia: Pedro Mestre
Este ano o concelho de Mafra vai manter o número de praias com o galardão Bandeira Azul apresentado em 2018: 6 no total.
Três localizam-se na freguesia da Ericeira, uma na freguesia da Carvoeira, uma na freguesia de Santo Isidoro e outra ainda na freguesia da Encarnação. As praias que vão ter este símbolo da qualidade ambiental e segurança balnear são a Foz do Lizandro (mar) na Carvoeira; Baleia (ou Sul), Algodio (ou Norte) e Ribeira d’Ilhas na Ericeira; São Lourenço em Santo Isidoro e Calada na Encarnação.
O anúncio das praias, portos de recreio/marinas e embarcações com Bandeira Azul na próxima época balnear foi realizado ontem em Lisboa pela Associação Bandeira Azul da Europa – ABEA. No total há 352 praias, 17 Portos de Recreio/Marinas e 9 Embarcações Ecoturísticas galardoadas com Bandeira Azul pelo Júri Internacional em 2019.
E esta realidade coloca Portugal no primeiro lugar entre os 44 países cujas praias ostentam este símbolo, sendo também aquele que dentro da União Europeia tem maior percentagem de praias galardoadas (55%) face às designadas como aptas para prática balnear no país.
Portugal vai ter, assim, mais 20 praias com Bandeira Azul face a 2018, 8 delas praias costeiras e duas fluviais.
O Algarve, com 88 praias costeiras, continua a ser a região do país com mais bandeiras azuis. O Norte terá este ano 75 praias com Bandeira Azul, 69 das quais costeiras e seis fluviais. A região do Tejo vai ter este ano 54 praias com Bandeira Azul, 45 costeiras e nove fluviais. A região Centro vai ter 28 praias costeiras e 16 fluviais com este galardão. o Alentejo 35 (quatro interiores), os Açores 39 e a Madeira 17.
Em 2019, o desafio do Programa Bandeira Azul é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em actividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar. O caminho passa pela educação ambiental e pela adopção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, protecção e melhor gestão, que começa nos nossos rios e termina no mar. Uma educação por uma sociedade de baixo carbono.
As Cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2019, serão: 1ª Praia costeira a 1 de Junho na Praia Grande no Município de Praia da Vitória, Ilha Terceira na Região Autónoma dos Açores; a 5 de Junho a 1ª praia do interior a hastear a Bandeira Azul é a Praia de Valhelhas no município da Guarda; e a 1ª marina será a Marina da Calheta, município da Calheta, Região Autónoma da Madeira, a 26 de Junho.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês