Fotografia: Luís Firmo
A praia de Ribeira d’Ilhas vai acolher a 2ª etapa da Liga MOCHE – o Circuito Nacional de Surf – entre os dias 17 e 19 de Abril, anunciou hoje a organização do circuito em São Pedro do Estoril, durante a apresentação do calendário competitivo.
A etapa da Ericeira já faz parte da história do circuito e continua a ser uma das preferidas entre os atletas. Na conferência de imprensa, Frederico ‘Kikas’ Morais, Vasco Ribeiro, Carina Duarte e Camilla Kemp, interrogados sobre qual a paragem favorita no circuito, elegeram a praia da Reserva Mundial de Surf como a mais aliciante.
A novidade deste ano no circuito é a introdução de uma etapa no Algarve, a disputar em Aljezur entre 6 e 9 de Junho. A Costa da Caparica abre a temporada competitiva do nacional entre 21 e 23 de Março; seguem-se Ericeira, Porto (9 a 11 de Maio), Aljezur e Cascais (26 a 28 de Setembro).
O cenário da competição também sofre alterações, com o alargamento para 24 atletas da Liga MOCHE feminina e o aumento do prémio total para €57.500.
A atribuição de 10 MOCHE wildcards de acesso às triagens da etapa portuguesa do Circuito Mundial de Surf WCT – o MOCHE Rip Curl Pro – volta a estar em cima da mesa, através da disputa das melhores ondas protagonizadas em cada prova.
A Liga MOCHE vai atribuir 2500 euros anuais aos vencedores do Malibu Expression Sessions – sessões de surf performance onde só a melhor manobra interessa. Também haverá o troféu Ramirez Junior Award, que premeia os melhores juniores da Liga com 2500€ anuais. Este prémio atribui objectivos itinerantes ao longo das várias etapas, mas o foco será sempre nos surfistas sub-18 e sub-16 nas categorias masculino e feminino.
Carina Duarte, actual campeã nacional, e Tomás Fernandes, 6º classificado no ranking final do ano passado, são os surfistas da Ericeira mais bem cotados neste início da temporada, pelos que as atenções entre os seguidores jagozes vão estão viradas para estes dois atletas. Contudo, Luís Eyre (10º em 2013), João Pinheiro (24º), Gony Zubizarreta (40º), Alexandre Grilo (40º) e Francisco Santos (45º) são os restantes atletas no Open Masculino em representação da Ericeira. No Feminino, o surf da vila será ainda representado por Ana Sarmento (5º) e Keshia Eyre (7º).
Todas as etapas da Liga MOCHE terão transmissão em direto no MEO Kanal 202020; pela internet, em www.liga.moche.pt; na app mobile Surf MOCHE, bem como na RTP, através de resumos dedicados.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês