Tiago Pires sopra 34 velas

Tiago Pires. - ph. Red Bull

 

Fotografia: Red Bull

 

O melhor surfista de todos os tempos, Tiago ‘Saca’ Pires, completa hoje 34 anos. O atleta, natural de Lisboa e que vive há vários anos na Ericeira, é actualmente o único surfista português na divisão de elite do Circuito Mundial ASP de Surf, estando neste momento no Oeste Australiano para disputar o segundo evento da temporada – o Drug Aware Margaret River Pro –, que se disputa em Abril.

Após um ano em que se viu impedido de competir ao mais alto nível, ‘Saca’ regressou este mês aos grandes palcos do surf. Foi igualmente na Austrália, no Quiksilver Pro Gold Coast, em que terminou no 13º lugar, apenas eliminado pelo 11x campeão do mundo, Kelly Slater.

Contudo, o atleta está a caminho da melhor forma e a AZUL, em jeito de parabéns, partilha um pequeno perfil sobre o surfista em quem estão depositadas todas as esperanças nacionais no mundial de surf.

QUEM?

Tiago ‘Saca’ Pires nasceu a 13 de Março de 1980, em Lisboa, mas desde cedo começou a surfar nas praias da Ericeira, vila que acabou por eleger como casa.

 

CARREIRA

‘Saca’ começou a competir em circuitos de surf em 1993, então com 13 anos de idade. As capacidades do jovem surfista depressa saltaram à vista e acabou por não surpreender ao alcançar o 2º lugar no Mundial Amador ISA em 1998, com apenas 18 anos. Antes dessa conquista, foi campeão nacional sub-14 (1994) e sub-16 (1995). Em 1997 tornou-se ainda no mais jovem surfista português a vencer uma etapa do circuito nacional.

Em 1999, às portas de completar 20 anos de idade, sagra-se campeão europeu Pro Junior, conquistando o primeiro lugar em todas as etapas do circuito. No ano seguinte, volta a sagrar-se vice-campeão do mundo no Pro Junior e conquista uma etapa do circuito mundial WQS, em Miramar, Portugal. Nesse mesmo ano, consegue terminar em 2º lugar numa etapa do circuito mundial WQS de 6 estrelas realizado em Sunset Beach, Havai. Foi o primeiro europeu a alcançar tal classificação, um feito que até hoje perdura.

Até 2008, ano de estreia no WCT, a divisão de elite do Circuito mundial ASP de Surf, venceu mais três etapas do circuito WQS, duas delas na Ericeira. Em 2007 ficou no top 5 do circuito e sobe à primeira divisão do desporto, onde se mantém intacto até ao presente.

 

PRESENTE

No ano passado, ‘Saca’ foi afastado de mais de metade do circuito ASP devido a uma grave lesão no joelho. Contudo, conseguiu obter um injury wildcard, que lhe permitiu manter-se entre os melhores surfistas do mundo na presente temporada. Depois de treinos intensivos em Portugal e Cabo Verde, para preparar o arranque da temporada, Tiago Pires estreou-se no Quiksilver Pro Gold Coast no início de Março. Atingiu a ronda 3, depois de bater o sul-africano Jordy Smith, 4ª classificado do ranking ASP do ano passado, apenas sendo derrotado pelo sempre candidato ao título Kelly Slater. Contudo, foi um primeiro contacto com a mais alta competição desde que recuperou da lesão, pelo que, nas próximas semanas, deverá estar mais próximo da forma ideal para a luta pela manutenção no WCT.