Fotografia: DR
“Morcegos de Portugal Continental e Insular”, com ilustrações de 27 espécies portuguesas de morcegos por Lúcia Antunes, é a exposição que inaugura no Sábado no Museu da Tojeira, Tapada de Mafra. A mostra é parte integrante do circuito completo da Tapada, pelo que apenas está acessível aos participantes do itinerário.
Até final de Setembro, as visitas completas à Tapada Nacional de Mafra – que incluem um percurso de comboio com passagem nos locais mais atractivos da Tapada, uma demonstração de falcoaria e visita ao Museu de Carros de Tracção Animal – passam a integrar a exposição do Museu da Tojeira.
A mostra agrega 30 quadros ilustrativos de Lúcia Antunes, artista que já expôs no New York State Museum, e que pretende difundir, desmistificar e preservar o morcego, o único mamífero capaz de voar.
A exposição, direccionada para toda a família, mostra ilustrações científicas contemporâneas que reflectem os pormenores deste animal nocturno. O objectivo passa por dar a conhecer detalhes dos morcegos, que permitem a identificação das espécies, e divulgar a vulnerabilidade do morcego face às alterações ambientais que representam uma ameaça para este animal, tão importante para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
“A Tapada é um espaço único com uma diversidade imensa de habitats que permitem a existência de um grande número de espécies, algumas com um elevado valor de conservação”, disse a directora da Tapada Nacional de Mafra, Alda Mesquita. “A par dos animais mais emblemáticos da Tapada Nacional de Mafra, como o gamo, o veado, o javali ou a raposa, já foram identificadas, das 27 espécies de morcegos existentes em Portugal, 12 espécies nas árvores centenárias da Tapada. Por isso, esta exposição temporária é também uma forma de proteger e de divulgar a comunidade de morcegos existente na área e, ao mesmo tempo, alargar a oferta das actividades já existentes na Tapada.”
No final do mês, haverá ainda uma BatBlitz, uma acção de monotorização dedicada à comunidade científica que tem por finalidade a inventariação das comunidades de morcegos da Tapada Nacional de Mafra. O evento é organizado pelo Centro de Investigação da Regaleira e pela Tapada Nacional de Mafra.