Fotografia: AZUL
No centenário do dia 5 de Outubro de 1910 (em 2010, fazem agora dez anos, portanto) a Ericeira foi palco duma inédita – e consta que única até agora – recriação histórica dum dos episódios mais importantes que tiveram lugar nesta vila.
Falamos, pois, do embarque da Família Real para o Exílio, na praia dos Pescadores, um dos elementos-chave na Implantação da República Portuguesa
O vídeo que aqui apresentamos contém a primeira parte da encenação dum evento que foi determinante para a mudança do regime político lusitano – o capítulo final deste documento pode ser visto aqui.
Aproveite, ainda, para assistir a outro vídeo (em que Anastácio Franco Casado, Contramestre da Marinha Mercante, fala sobre o que se passou na Ericeira nessa data) e para conhecer um livro sobre o papel da vila jagoza e de Mafra na ascensão republicana.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês