Vídeo da Semana #161

 

Fotografia: Márcio Barreira

 

Da janela de Carlos Alberto, pescador jagoz, vê-se o mar e durante o “General Inverno” aguardam-se dias mais calmos, em que as condições permitam sair para a faina. “Vai acabar”, solta num lamento, após afirmar que da sua geração já só restam três ou quatro homens no Porto da Ericeira.

A cada Inverno, os poucos pescadores da frota artesanal que sobrevive na Ericeira são forçados a longos períodos de exílio terrestre por causa da agitação marítima e do excesso de areia no cais, trazido pelas correntes de Sul. “A cada ano que passa, se forem seis meses ao mar já não é mau. Quando o tempo aperta olham, da janela, o passar dos dias sem sustento.”

Esta reportagem foi emitida recentemente na rubrica “Da Minha Janela”, que passa no Primeiro Jornal da SIC à Sexta-feira. Uma janela para histórias da vida e de onde são lançados olhares sobre vários mundos.