Texto: Hugo Rocha Pereira | Fotografia: AZUL
Na Terça-feira o “Shark” Tim Vieira veio à Ericeira dar o pontapé-de-saída do Business Bootcamp com uma inspirational talk que lotou o lounge da Ericeira Business Factory para ouvir o empresário falar de forcados e boiões de vaselina para empreendedores – podem ver ou recordar tudo aqui. Mas antes de inspirar e fazer rir a plateia, o investidor celebrizado pela participação na versão portuguesa do programa televisivo “Lago dos Tubarões” falou com a AZUL sobre a Ericeira (claro!), áreas de negócio em expansão, robots, criatividade e complexos multivitamínicos. Foram apenas cinco perguntas, mas vai encontrar aqui muito sumo e inspiração!
Já conhecia a Ericeira? O que mais o atrai nesta vila e região?
Ya, conheço bem a Ericeira! Não há mês em que não venha cá pelo menos uma vez por causa dos restaurantes e dos amigos que vêm fazer surf: às vezes venho com eles, noutras vezes eu como e eles fazem surf [risos]. A Ericeira é um daqueles sítios únicos que, estando muito perto de tudo, ao chegarmos sentimo-nos num lugar especial, um bocadinho fora do comum. E depois, tal como outras zonas em Portugal, atrai pelas suas vistas, a comida, etc… E hoje, ao chegar aqui, a primeira impressão foi espectacular: o sítio onde a Ericeira Business Factory está instalada, as condições… o estacionamento cheio mostra que estão coisas a acontecer na Ericeira!
Existem potenciais investimentos atractivos nesta região? Que áreas de negócio destaca?
Sem dúvida. Temos o turismo a crescer nesta zona, o imobiliário, a agricultura orgânica e biológica. Tudo isso são coisas interessantes e, depois, vejo pessoas de fora a virem viver para aqui: a Ericeira está a atrair bastantes pessoas ligadas à área tecnológica que decidiram sair dos países delas indo para um novo país. Estamos a importar novo know-how e, mais importante ainda, network. Isso é bastante interessante porque muitas dessas pessoas vão ajudar muitas das empresas mais pequenas ou startups da Ericeira e Mafra a atingirem o próximo nível. Acho que isso é importante.
a nossa vantagem está na diferença, em sermos mais creative
Consta que no Shark Tank teve algum aconselhamento de imagem, sobretudo para atenuar o sotaque e ter cuidado com alguns gestos. Não terão sido as suas características particulares que lhe trouxeram tanta empatia com o público?
Eu acho que houve muito pouco coaching… Eu tento ser autêntico – é o que é! Para mim não dá para mudar, é muito stress uma pessoa ter que estar a fingir ser aquilo que não é. Prefiro ser o que sou. As pessoas que gostam, gostam; as que não gostam, também não há problema, o mundo é feito de muita gente diferente.
Pergunto isto porque se tenta normalizar muito os comportamentos, mas são as personalidades únicas que se distinguem mais – um pouco à imagem das ideias “fora da caixa”, que normalmente fazem a diferença…
Acho que logo desde o início fazemos muito mal em tentar que os miúdos na escola sejam todos iguais. Dizem-lhes logo “tu fazes muito barulho”, “tu não páras de correr”, “não estás a aprender matemática, só queres é pintar”. Tentamos que sejam um bocado robots, todos iguais. E já percebemos que a nossa vantagem está na diferença, em sermos mais creative, fazermos aquilo que gostamos para sermos bons naquilo que fazemos. E acho que devíamos puxar mais por isso. O que acontece é que, quando os miúdos saem da escola, dum momento para o outro têm que ser diferentes e já podiam estar a cultivar essa diferença há anos! O que podia ter sido bom. Então, gosto de dizer aos miúdos para serem diferentes, o que lhes vai dar vantagens sobre os outros. Não tentem ser robots, que não dá vantagem a ninguém. Portugal e a Europa poderão tirar vantagem se tiverem pessoas e ideias mais criativas que os outros.
Um empreendedor sem ser positivo não vai ter sucesso. E é bem duro ser positivo como empreendedor.
Veio à Ericeira falar sobre positive steroids for entrepreneurship. Quais são para si as características essenciais a um empreendedor de sucesso?
Eu acho que um empreendedor sem ser positivo não vai ter sucesso. E é bem duro ser positivo como empreendedor. Todos os dias temos novos challenges e, se não formos positivos para os enfrentarmos, já entramos a perder. Devemos levar uma injecção destes positive steroids todos os dias porque todos os dias vamos encontrar desafios. E quando ultrapassamos esses challenges aproximamo-nos mais dos nossos ojectivos. Se não houver desafios, é sinal que estamos no caminho errado. E também devemos ser persistentes e ter uma boa equipa à volta. Estes steroids não são apenas uma vitamina, é um complexo multivitamínico.