Fotografia: DR
A Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deu hoje por concluídas as provas nacionais não-profissionais, pelo que a época do Grupo Desportivo União Ericeirense (GDUE) chegou ao fim.
Os “Guerreiros do Mar” encontravam-se na 4ª posição da 1ª Divisão do Campeonato da Associação de Futebol de Lisboa, tendo realizado o último jogo no dia 8 de Março – data em que empataram em casa com o Vila Franca do Rosário.
A FPF reuniu-se hoje por teleconferência com as associações distritais e regionais para análise do impacto da pandemia COVID-19 no futebol sénior não-profissional.
não serão atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas
A FPF entendeu que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança.
Estas circunstâncias, bem como o Estado de Emergência (que vigora até 17 de Abril, podendo voltar a ser renovado), impedem o normal decurso das competições, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva.
Assim, a Direcção da FPF decidiu dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas.
A FPF comunicou, ainda, que analisará e comunicará com a maior brevidade possível de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino.
Além disto, a FPF informou que continuará, também, a estudar com as associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não-profissionais na época 2020/21.
Podem assistir aqui em baixo a uma mensagem deixada, recentemente, pelo presidente do GDUE, Mário Claro, sobre o difícil momento que atravessamos.