Linhas de Torres Running Challenge vai partir de Mafra

 

Fotografia: António Lopes/MDN

 

Vai partir de Mafra mais uma edição do Linhas de Torres Running Challenge, que começará no Palácio Nacional de Mafra às 9 horas do dia 15 de Abril.

Este evento desportivo é uma corrida maioritariamente de trail, mas que também integra alguns percursos em estrada: foi realizada pela primeira vez em 2013 para homenagear todos aqueles que construíram e defenderam o sistema defensivo e património turístico-militar de Portugal conhecido como Linhas de Torres, inserido nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

uma causa solidária a favor da Associação dos Deficientes das Forças Armadas

O Linhas de Torres Running Challenge conta com duas distâncias longas e duas mais curtas, num evento que oferece um desafio ímpar em História. A distância mais longa, ou Ultra Maratona, é uma prova de corrida em semiautonomia, com início marcado para as 7:30, por trilhos e estrada, entre Vila Franca de Xira e Torres Vedras, na histórica rota das Linhas de Torres, com uma extensão aproximada de 100 Km (100,6 km) e um desnível positivo acumulado (D+) de 3480m. A corrida de equipas está dividida em 4 etapas e é composta por outros tantos elementos.

A segunda, Maratona Trail, é também uma prova de corrida em semiautonomia por trilhos e estrada, entre Mafra e Torres Vedras, com partida do Convento Nacional de Mafra, às 9:30, e passagens pela Tapada Nacional de Mafra, Forte do Sonível, Forte Pequeno da Enxara, Telégrafo da Serra do Socorro e Forte da Feiteira, numa extensão aproximada de 42 Km e um desnível positivo acumulado de 1430 m.

Já as últimas duas distâncias serão mais curtas, sendo que a primeira, a par das anteriores, está categorizada como uma prova de corrida realizada por trilhos e estrada, com partida e chegada na ExpoTorres, contando com uma extensão aproximada de 10 Km e um D+ de 187 m e estando agendada para as 16 horas.

o maior e mais eficaz sistema defensivo construído na sua totalidade

O último desafio é uma caminhada de 6 Km, com partida e chegada no Palácio Nacional de Mafra e começo marcado para as 9:30.

Para além de se tratar de um dia dedicado ao desporto, este evento é também uma causa solidária. A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) é a entidade beneficiária com a participação neste evento. A ADFA, fundada em 14 de Maio de 1974, é uma associação que tem como missão assegurar os direitos dos deficientes militares, reivindicando e desenvolvendo condições que possibilitem o pleno exercício da sua cidadania.

Fomentando o carácter cultural e, também, desportivo, promove-se a visita daquele que foi o maior e mais eficaz sistema defensivo construído na sua totalidade, com a participação da população na defesa do país.

Linhas de Torres – Running Challenge – ph: António Lopes/MDN

Estes caminhos eram percorridos por correios militares que voltam a fazer história neste evento solidário a favor daqueles que por Portugal lutaram.