Fotografia: Mauro Mota
Sempre a subir. Assim se pode descrever a segunda noite do Sumol Summer Fest, que decorre no Parque de Campismo da Ericeira. Depois de arrancar na Quinta-feira com a Welcome Party, ontem o recinto do festival apresentou-se mais composto para receber os principais cabeças-de-cartaz do dia: John Butler Trio e Ky-Mani Marley.
À semelhança do dia anterior, as noites húmidas e até ventosas deram tréguas aos milhares de festivaleiros que enchem a vila por estes dias. Sob um pôr-do-sol como este pedaço de litoral português já nos habituou, centenas de pessoas foram entrando no espaço da festa para explorar todas as atracções disponíveis, enquanto no palco principal actuavam os Soulrise, um dos grupos que venceu o concurso de bandas promovido pela rádio Mega Hits.
Às primeiras horas da festa, o destaque foi mesmo para o skatepark da Element. Muitos foram os que acorreram ao espaço disposto ao lado do palco principal para ver alguns atletas da marca a rolarem sobre as tábuas de madeira, em actuações livres e em competição, no âmbito da Element Portugal Skate Ramp Tour. Paralelamente ao skatepark, uns metros acima, ficava outra das novidades do festival deste ano: a dub zone. Este terá sido mesmo o conceito mais bem conseguido de todo o evento, recriando o ambiente dos soundsystem jamaicanos das décadas de 1970-80 num espaço arborizado e delimitado por três conjuntos de colunas sonoras com 2.5 metros de altura. A música, essa, consistia no genuíno dub e roots que faz as delícias dos fãs mais acérrimos dos géneros, que rumaram àquela zona cada vez em maior número à medida que a noite ia avançando.
Mas era no palco principal que todas as atenções estavam focadas, e o segunda dia do festival foi sempre em crescendo, não havendo oscilações entre géneros musicais que pudessem quebrar o ritmo de quem assistia.
Depois dos Soulrise, foi a vez dos Supa Squad subirem ao palco com um dancehall que deixou eléctrico o público que já estava no recinto. Esta dupla, acompanhada por uma banda e um DJ, provou que, dentro do género, é consistente e apresentou um espectáculo que em nada fica a dever a outros nomes internacionais. Logo a seguir foi a vez dos colombianos Bomba Estereo, com um som de influências latinas e africanas, trazerem à festa um conjunto de músicas que não deixam pés e ancas indiferentes, sempre acompanhados de um abafado beat electrónico.
Eis que sobem ao palco, já depois da hora do jantar, os australianos John Butler Trio. Liderados pelo multi-instrumentista John Butler, o concerto andou à solta por poderosas performances a solo com guitarra e músicas mais conhecidas, entoadas com o público, da banda que construiu uma sólida reputação exactamente graças às prestações ao vivo. Nesta altura já se concentrava uma pequena multidão na boca do palco, sendo que os números terão praticamente duplicado com a entrada em cena de Ky-Mani Marley.
Num festival dedicado ao reggae, um artista que tenha o apelido do rei do género – (Bob) Marley – arrisca-se a encher a casa. E foi o que aconteceu. Conforme subiu ao palco, ao ritmo de alguns dos sons mais conhecidos do seu pai, Ky-Mani Marley surgiu energético para um concerto que foi extremamente saudado. Com um reggae mais próximo daquele protagonizado por Bob Marley, Ky-Mani foi mesmo o mestre de cerimónias da noite, aplaudido e acompanhado por hordas de fãs e confirmando que o segundo dia do Sumol Summer Fest foi sempre a subir de entusiasmo.
Quando a noite já era madrugada, o jamaicano Protoje tomou conta do microfone e aproveitou a onda de entusiasmo deixada por Ky-Mani para empolgar o público, que também aderiu ao espectáculo. Já às 3 horas da manhã, o rapper português Dillaz fechou as actuações.
Hoje o dia volta a prometer e as expectativas são elevadas, depois de uma Sexta-feira com boas performances, destacando-se a bomba colombiana, o trio australiano e o filho jamaicano. As portas, como é habitual, abriram às 16 horas. D-RO, outra das bandas que ganhou o concurso da Mega Hits, entra em cena às 18.15 horas. Seguem-se os rappers portugueses D8 (19.05h) e Dengaz (20.15h). Angus & Julia Stone (21.30h), Popcaan (22.55h) e Anthony B + Lutan Fyah + Perfect Giddimani (00.40h) são os cabeças-de-cartaz. DJ Slimcutz fecha a 6ª edição do festival de Verão da Ericeira.