O dia zero do Sumol Summer Fest

Sumol Summer Fest 2014. - ph. Mauro Mota

 

Fotografia: Mauro Mota

 

Foi numa noite amena e despida de Lua que se desenrolou a festa de inauguração – Welcome Party – do Sumol Summer Fest, no Parque de Campismo da Ericeira. De manhã bem cedo, centenas de jovens já preenchiam as entradas para o recinto, enquanto outros tantos ainda chegavam ao parque de campismo à boleia dos pais, armados com tendas e geleiras, prontos para festejar as vibrações da cultura reggae até à madrugada de Sábado. Após a hora do almoço, dezenas desses rapazes e raparigas eram vistos de toalha ao ombro e havaianas nos pés no “Jogo da Bola”, a caminho da praia dos Pescadores. A primeira sessão de praia da estadia na vila.

As portas do espaço onde toda a acção tem lugar abriram às 16 horas, para que os festivaleiros pudessem tomar os seus lugares e assistir ao derradeiro jogo de Portugal no Mundial de Futebol, no Brasil. A partida acabou por não gerar grande entusiasmo entre a juventude presente, até porque a Selecção Nacional estava praticamente arredada da competição, pelo que muitos preferiram aproveitar o Sol e o bom tempo para explorar outras atracções.

O relógio bate as 22.30 horas quando entramos no recinto do Sumol Summer Fest, onde cerca de um milhar de espectadores pulava e agitava os braços ao som dos portugueses Forward Sound. Trata-se de um soundsystem formado por dois DJs e dois animadores que passam músicas que versam o reggae, ragga, roots e hip-hop. “Queremos é boa música, seja hip-hop, reggae, não interessa”, diz um dos animadores, comprometido em dar uma boa festa. E o pessoal acompanhou, até mesmo uma dezena de raparigas que pularam para o palco, dançaram e twerkaram, ao estilo de Miley Cyrus, junto dos anfitriões. O aquecimento está feito, os festivaleiros do primeiro dia parecem prontos para levar os festejos noite fora.

Sumol Summer Fest 2014. - ph. Mauro Mota
Sumol Summer Fest 2014. - ph. Mauro Mota

Poucos minutos após a actuação dos portugueses subiu ao palco o alemão Jahcoustix acompanhado pela sua banda. Com um reggae de estilo europeu, que até se parece fundir com algumas reminiscências pop, proporcionaram um espectáculo consistente com o som que os caracteriza. A noite foi encerrada pela “prata da casa”, os NuBai Soundsystem, que puxaram noite fora pelos mais resistentes.

Aquecimento feito, hoje arranca o festival em força, com a presença de nomes bem mais conhecidos e apreciados no reggae, dancehall, hip hop e rock: John Butler Trio (22.05 horas) e Ky-Mani Marley (23.30h) são mesmo os cabeças de cartaz num dia que ainda conta com Soulrise (18.45 horas), Supa Squad (19.35h), Bomba Estereo (20.45h), Protoje (01.25h) e Dillaz (03h). Para além disso, a dub zone e o skatepark já deveram acrescentar uma maior animação e versatilidade ao festival de Verão da Ericeira.