Portugal na internet é sinónimo de Turismo

Portugal Turismo Internet. - ph. DR

 

 

Fotografia: DR

 

As pesquisas pelo termo “Portugal” na internet estão maioritariamente associadas ao turismo. Um estudo da consultora Bloom Consulting revela que, num total de 4,8 milhões de buscas feitas sobre Portugal, o turismo nacional terá sido o impulsionador de 3,9 milhões dessas pesquisas, isto é, 82% da informação recolhida sobre o país na internet.

O estudo, que avaliou as pesquisas online efectuadas por 308 municípios nacionais, mostra ainda que a busca por informações sobre negócios ficou-se apenas por 75,8 mil pesquisas, 52 vezes menos do que o turismo.

Lisboa foi o alvo de um terço das pesquisas, seguindo-se Porto, Braga e Albufeira. Funchal, Coimbra, Cascais, Sintra e Lagos também estão em destaque nas buscas online.

Dentro do sector do turismo, as buscas são sobretudo por alojamento e informações sobre espaços a visitar em Portugal, bem como animação turística, restaurantes e cultura.

“Este estudo torna bem claro que, no que toca à procura online, o que nos distingue é o turismo”, disse Filipe Roquette, diretor-geral da Bloom Portugal, citado pelo jornal Expresso.

Os dados recolhidos pela consultora indicam ainda que 46,85% das pesquisas teve origem em Portugal, enquanto 53,15% foram feitas no estrangeiro.

Este aumento pela procura de ofertas turísticas nacionais por via digital está associada à recente estratégia de comunicação do Governo, que aposta no marketing digital para potenciar a marca Portugal enquanto destino privilegiado para o turismo.