Rodrigo Leão pré-candidato aos nomeados para Óscares

Rodrigo Leão. - ph. Lais Pereira

 

Fotografia: Lais Pereira

 

Rodrigo Leão, que compôs a banda sonora do filme “O Mordomo”, está na lista dos possíveis nomeados para os Óscares, divulgou ontem a Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas. O músico está incluido numa lista de 114 compositores candidatos ao Óscar de Melhor Banda Sonora Original.

Rodrigo Leão não é um dos favoritos à nomeação para os Óscares e enfrenta compositores de peso, incluindo os cinco nomeados para os Globos de Ouro: Hans Zimmer (“12 Anos Escravo”), Steven Price  (“Gravidade”), John Williams (“A Rapariga Que Roubava Livros”), Alex Ebert (“All is Lost”) e Alex Heffes (“Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade”). As apostas apontam para que Zimmer, Price e Williams atinjam a nomeação final dos Óscares.

Uma banda sonora é elegível para a nomeação aos Óscares se tiver sido concebida objectivamente para o filme, servindo como apoio dramático à obra. Este é o caso de Rodrigo Leão, que compôs para o filme de Lee Daniels, “O Mordomo” – que estreou em Portugal em Setembro -, e que tem Forest Whitaker e Oprah Winfrey como principais protagonistas da história sobre Eugene Allen, mordomo que trabalhou durante 30 anos na Casa Branca. A história baseada em factos reais aborda a temática das lutas raciais.

A lista de pré-candidatos é pública e vai agora passar pelos membros votantes da Academia que vão escolher os cinco candidatos à estatueta. As nomeações finais serão divulgadas a 16 de Janeiro de 2014 e a entrega dos prémios será no dia 2 de Março, no Dolby  Theatre, em Los Angeles.

Em Novembro, antes de apresentar o espectáculo “Bandas Sonoras” nos Coliseus de Lisboa e do Porto, Rodrigo Leão concedeu uma entrevista à AZUL, onde entre outros temas aborda a sua forte ligação à Ericeira.