Fotografia: Filippo Monteforte/AFP/Getty Images
Hoje é sexta-feira, 13, um dia temido pelos mais supersticiosos. Se diariamente os mais cépticos se protegem da má sorte – não caminham debaixo de escadas; não abrem guarda-chuvas em casa; não deixam cair sal, entre outros –, numa sexta-feira, 13, redobram os esforços para não atrair o mau olhado. A fobia deste dia até já tem um nome: paraskavedekatriaphobia.
Há muitas histórias sobre o 13 ser um número do azar, tantas que davam para preencher um livro. Talvez a mais conhecida sobre a ligação entre uma sexta-feira e o 13 provenha do Cristianismo: Jesus Cristo morreu a uma sexta-feira, 13. Depois há ainda a Última Ceia, em que Judas foi o 13º convidado; e na antiga religião nórdica, Valhalla, um festa na casa dos deuses tinha 12 convidados. O Deus da Fraude, não convidado, apareceu na festa e passaram a ser 13 os presentes.
Os media também têm a sua quota parte no cultivar deste mito. Uma pesquisa pelo Google com a frase “good thinks that happened on a friday 13” (“coisas boas que aconteceram numa sexta-feira 13”) conduz-nos a uma lista de sites com eventos… negativos. Em resumo: a 1821 nasceu Nathan Bedford, um dos percursores do grupo racista Ku Klux Klan; em 1940 os alemães bombardearam o Palácio de Buckingham; a 1989 deu-se o maior crash na bolsa de valores de Nova-Iorque desde 1929; em 1996, o rapper Tupac Shakur foi assassinado; mais recentemente, em 2012, dá-se o desastre do cruzeiro Costa Concordia.
Afinal, o que podemos esperar do dia de hoje? “O dia 13 é um dia como os outros. Vai acontecer tudo o que as pessoas quiserem que aconteça”, explicou à AZUL a taróloga Ana Paula. “Os humanos têm de perceber de uma vez por todas que somos nós que construímos a nossa realidade. Se formos dominados pelo medo, então certamente que vai correr tudo mal.”
Para a taróloga sediada na Ericeira, trata-se de uma “estupidez” as pessoas temerem tanto a sexta-feira, 13, “porque as pessoas sempre foram dominadas pelo medo e dão importância a estes eventos. A sexta-feira, 13, é aquilo que nós vibrarmos. Se for amor, é isso que vamos ter; se formos vibrar energia negativa, é isso que vamos ter.”
Já o facto de haver tantos acontecimentos negativos ligados à sexta-feira, 13, provém da “mente humana”. “Se acontece um evento menos bom naquele dia, então as pessoas vão ligar isso imediatamente à sexta-feira, 13, nem sequer questionam o que estavam a pensar naquele momento”, sublinhou Ana Paula.
Hoje também pode ser um dia positivo. Por exemplo, ainda vai a tempo de apostar no Euromilhões e fazer desta sexta-feira, 13, um dia de muita sorte.