Revelados mais detalhes sobre o projecto do Parque Ecológico da Ericeira

 

Fotografia: Daniel Dist

 

O  anúncio já havia sido feito em 2016 pela Câmara Municipal de Mafra e recentemente foram revelados mais pormenores sobre o projecto elaborado para o Parque Ecológico da Ericeira.

Esta intervenção terá lugar bem no “coração” da Reserva Mundial de Surf, junto à frente marítima das praias da Empa da Orelheira, estendendo-se até ao Forte de Mil Regos, num espaço que conta com aproximadamente 16 hectares de extensão.

parque ficará sobranceiro a duas ondas de classe mundial: Pedra Branca e Reef

A iniciativa, conforme foi avançado pelo Boletim Municipal de Abril, terá como orientação a preservação do património natural, disponibilizando um espaço atractivo para residentes ou visitantes e prezando a respectiva vocação para a educação ambiental.

O projecto prevê a instalação do Centro Interpretativo dos Sistemas Costeiros, que servirá de apoio às actividades desenvolvidas no Parque, podendo receber exposições ou ser palco para acções de sensibilização ambiental.

um lugar de contemplação para os amantes da natureza

Este espaço integrará zonas de contemplação da paisagem e circuitos pedonais. Está também previsto o reordenamento do estacionamento de apoio às praias e do acesso ao parque, sempre com subjacente preocupação paisagística, de forma a salvaguardar a vegetação autóctone e as arribas, contemplando-se a regeneração dos sistemas naturais, a delimitação de zonas sensíveis e o controlo e erradicação de espécies invasoras e exóticas.

Projecto do Parque Ecológico da Ericeira- ph. DR

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês