Anunciada a criação do Parque Ecológico da Reserva Mundial de Surf da Ericeira

Maya Gabeira não faltou à chamada em Pedra Branca. - ph. Mauro Mota

 

Fotografia: Mauro Mota

 

A Câmara Municipal de Mafra anunciou hoje a criação do Parque Ecológico da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, cujo primeiro passo foi dado com a aquisição pública dum amplo espaço verde no “coração” da Reserva.

O terreno adquirido pelo município tem uma área de cerca de 150 mil m2, estendendo-se deste a praia da Empa até ao Forte de Mil Regos, onde se encontram duas das ondas da Reserva Mundial de Surf – Pedra Branca e Reef –, além de outras ondas de grande qualidade, como Backdoor.

A Câmara Municipal de Mafra anunciou, em comunicado de imprensa, que o objectivo é contribuir “para a preservação desta faixa costeira que se distingue pela qualidade das ondas, mas também pela riqueza ambiental”, elementos que conduziram à sua consagração como World Surfing Reserve.

O executivo municipal pretende também conciliar, desta forma, a preservação da natureza com a criação de uma nova centralidade na zona norte da vila da Ericeira (destinada ao lazer de residentes e visitantes), reforçando a sua atractividade turística.

Ainda no início deste mês foi inaugurado o Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, onde se podem aprofundar conhecimentos sobre os cerca de 4 quilómetros de costa galardoados pela Save The Waves Coalition em Outubro de 2011.

O terreno onde vai nascer o Parque Ecológico da Reserva - ph. DR

O terreno onde vai nascer o Parque Ecológico da Reserva – ph. DR

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês