Fotografia: José Guerra
“Conhecer a Jóia da Europa – Como a Ericeira se tornou a primeira Reserva Mundial de Surf do Velho Continente”. É este o título do artigo publicado no dia 24 pela Surfline, website especializado em surf com sede na Califórnia.
A peça, da autoria de Andrew Lewis, surge como 2ª parte da rubrica “Santuários”, cuja entrada inicial foi dedicada à australiana Gold Coast. Em 16 páginas digitais, o site norte-americano desenvolve uma análise sobre os cerca de 4 quilómetros de costa consagrados pela Save The Waves Coalition em Outubro de 2011.
Nik Strong-Cvetich, Director Executivo desta Organização Não Governamental, é uma das personalidades que fala sobre a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, dando nota do trabalho desenvolvido em conjunto com a comunidade para preservar este património único.
Mas quem merece mais tempo de antena, entre fotos de acção e palavras apaixonadas sobre a importância deste galardão, é Tiago Pires. Além de ‘Saca’, o artigo conta ainda com imagens (da autoria de Ricardo Bravo e Tó Mané) que têm como protagonistas algumas das sete ondas da Reserva e reputados surfistas como Tomás Fernandes, Miguel Fortes, Albee Layer ou Marlon Lipke.
Tudo isto e muito mais (como uma explicação sobre o que faz a Ericeira bombar ondas tão perfeitas e poderosas) pode ser visto aqui, na publicação original da Surfline.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês