Receitas do turismo podem crescer até 8% este ano

Ericeira - ph. Pedro Casquilho

 

Fotografia: Pedro Casquilho

 

O turismo em Portugal pode gerar um aumento de receitas para o país entre 7,5 e 8% só este ano, de acordo com as previsões apresentadas na terça-feira em Lisboa pela consultora PwC.

O estudo “Desafios do Turismo em Portugal 2014” defende que Portugal deve apostar na promoção turística junto de países europeus, mantendo a quota de mercado nos países em que já é conhecido. Reino Unido, Alemanha, Espanha e França são apontados como mercados alvo para os promotores turísticos portugueses, dado que só estes quatro países podem gerar um aumento de mais de 200 mil dormidas.

Segundo a mesmo consultora, um aumento de apenas um ponto percentual na quota de mercado na Alemanha, França e Reino Unido será suficiente para gerar um aumento de 1,4 milhões de turistas em Portugal, resolvendo os problemas de sobrecapacidade de oferta. “O turismo europeu vai crescer 2% ao ano até 2020. Poucos sectores podem gabar-se dessa oportunidade”, explicou César Gonçalves, um dos responsáveis pelo estudo, ao Jornal de Notícias.

Fora da esfera europeia, a PwC aconselha a promoção do país no Brasil e Angola, países que atraem jovens estudantes e, por consequência, a visita dos seus familiares.