Projecto de reabilitação do Forte da Natividade prossegue este ano

 

Fotografia: DR

 

Abriu no final de Dezembro do ano passado o Concurso Público para a reabilitação do Forte da Nossa Senhora da Natividade – ou Forte da Ericeira e Casa do Governador. O prazo para a apresentação das respectivas propostas termina no dia 12 de Janeiro de 2026 às 17 horas.

O contrato em causa tem um prazo de execução previsto de onze meses (330 dias), a contar da data da respectiva consignação, e um valor base de 820.808,64€, acrescendo o valor do IVA à taxa legal em vigor.

Forte constitui um autêntico cartão postal da Ericeira

Em Agosto deste ano havia sido assinado o contrato de Elaboração de Projectos de Especialidade para o referido imóvel. Anteriormente, em 2023, a Câmara Municipal de Mafra (CMM) havia adquirido cinco barcos de madeira utilizados pelos pescadores artesanais jagozes com o objectivo de os mesmos serem expostos no futuro museu a instalar no Forte, de forma a preservar a memória de como a actividade da faina era realizada antes da tecnologia dominar as embarcações.

O projecto, apresentado pela CMM no início de 2021, contempla zonas para exposições, lazer e restauração, apresentando desta forma um carácter multifuncional.

Este edifício histórico (erguido em 1706, durante o reinado de D, Pedro II, para defesa do porto de pesca e praia dos Pescadores) acolheu, ao longo de vários anos, a guarnição da Guarda Fiscal (primeiro) e depois, até ao final de 2017, o Posto Territorial da Ericeira da Guarda Nacional Republicana.

Situado no Largo Domingues Fernandes, numa situação privilegiada (sobranceira à praia dos Pescadores), constitui um autêntico “cartão postal” da Ericeira.