Fotografia: José Viana
“Não queria utilizar a expressão ‘estar na moda’, porque pode ser mal entendida, mas Portugal tem neste momento os olhos do mundo inteiro do ponto de vista do turismo virados para cá.” A declaração à agência Lusa é do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, no dia em que termina a 2ª Conferência Internacional sobre o Turismo e Media, da Organização Mundial do Turismo (OMT), que decorre no Estoril.
O secretário de Estado destacou que Portugal tem conseguido captar a atenção turística internacional e que o evento da OMT “é importante porque Portugal está a ser, de certa forma, descoberto pelos grandes operadores, pela comunicação social”. Adolfo Mesquita Nunes também deixou antever que estão para vir mais eventos com a OMT, dado que Portugal é o Vice-Presidente da organização para a Europa. “Vamos utilizar essa vice-presidência e estes contactos privilegiados para reforçar esta nossa posição, mas no futuro queremos continuar a organizar mais eventos que procurem chamar a atenção para a posição geoestratégica de Portugal. Teremos tempo de falar sobre isso, mas será ainda no primeiro trimestre”, afirmou.
Portugal tem recebido inúmeros prémios de turismo nos últimos anos e a Ericeira tem sido uma das grandes impulsionadoras desse palmarés. Este ano, já foi nomeada pelo diário britânico The Times o terceiro melhor destino de ondas do mundo; recebeu um prémio pelo festival Sumol Summer Fest e foi eleito quinto destino turístico mais valioso de Portugal pela Trivago.
As potencialidades turísticas da Ericeira também não passaram despercebidas aos autarcas locais. Numa entrevista à AZUL, em Outubro, Filipe Abreu, Presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, alertou que “A Ericeira só sobrevive com turismo”.