Fotografia: DR
Recentemente, o ex-campeão nacional de surf português Miguel Blanco concedeu uma entrevista ao site Ericeira Living. Esta não é apenas uma cara conhecida no mundo do Surf, Blanco é também um activista que não pára de surpreender com as suas acções que visam tornar o nosso planeta num lugar melhor.
Desde que voltou da sua viagem às Maldivas, a vida de Miguel mudou. Foi aqui “que tudo começou” e que o surfista se apercebeu de que cada vez mais é necessário cuidarmos do nosso planeta.
cuidar do nosso planeta e cuidar uns dos outros
“Eu estava a surfar numa pequena ilha nas Maldivas, que estava cheia de pessoas e, infelizmente, também cheia de lixo. Havia pessoas que paravam para tirar fotos. Mas não faziam nada, não recolhiam uma única garrafa, um pedaço de plástico”, contou Miguel que, “através do surf e do seu amor pela natureza, começou esta jornada e tornou-se mais consciente da nossa missão aqui: cuidar do nosso planeta e cuidar uns dos outros”.
Segundo o surfista, nas Maldivas “a realidade é um pouco diferente do que as pessoas me têm dito. No entanto, este ainda é um lugar lindo, ao qual eu adoraria voltar. Surfar lá um dia com os meus filhos, assim como meu pai fez comigo. E para que isso seja possível, tem que haver uma mudança”.
“É preciso apenas um gesto, o primeiro passo!”, diz Miguel Blanco… “Um pequeno gesto pode ser o que leva a mudar uma vida inteira, toda uma comunidade, um mundo inteiro”.
“Tudo começou com um gesto. Comecei com o lixo e agora sou embaixador da campanha Eat For Change. Como embaixador, gostaria de ajudar a consciencializar o público sobre a importância de escolher uma dieta sustentável. Vamos pensar no que comemos, de onde vem e como é produzido. Ao escolher uma dieta sustentável, estamos a cuidar da nossa saúde enquanto vemos que o planeta tem recursos suficientes para as gerações futuras.”
Miguel tornou-se um exemplo a seguir! Com as suas mãos e arregaçando frequentemente as mangas para limpezas de praia, trabalho com comunidades e dando palestras sobre questões ambientais urgentes, o activista defende apaixonadamente a acção individual. Quando se trata de cuidar do meio ambiente e promover a sustentabilidade, Miguel adopta padrões elevados. Ele tem uma abordagem prática e um método simples e infalível que pode ser amplamente adoptado.
Miguel falou ainda sobre sua viagem a São Tomé, contando que foi “uma oportunidade para surfar (é claro), mas também para se familiarizar com a realidade do país e partilhá-la com o mundo. Durante a estadia, o surfista promoveu uma limpeza de praia com crianças em idade escolar, que terminou com a entrega de pranchas de surf e skates às crianças locais”.
voltei para casa com o coração cheio!
Aqui, Miguel aprendeu também sobre a preservação das tartarugas e a viagem foi incrivelmente gratificante: “Não só pelo surf, mas também pelos momentos partilhados com a comunidade. Voltei para casa com o coração cheio.”
A propósito das comemorações do 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, Blanco apresentou o primeiro episódio da Fuel Tv Impact Series, filme que promove a consciencialização ambiental e no qual ele surge como o protagonista. Juntamente com o também activista ambiental e surfista João Macedo, Miguel defende fortemente o poder de uma comunidade que trabalha em conjunto para salvar o planeta.
“Foi um óptimo momento, um prazer compartilhar o meu projecto e tentar reunir uma comunidade forte com o mesmo objectivo. Precisamos de estar cientes das nossas acções e como elas impactam o meio ambiente e o ecossistema.” foi a declaração de Miguel, ao site, sobre a apresentação deste filme.
Pode ler aqui na íntegra a entrevista original.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês