Fotografia: Pedro Mestre
Foi confirmado hoje que a Meo Portugal Cup of Surfing se vai realizar na Ericeira. Em conferência de imprensa levada a cabo em Ribeira d’Ilhas foi garantida a possibilidade que já havia sido lançada pela AZUL.
A organização desta prova da World Surf League (WSL) reunirá amanhã às 7:30, na praia de Ribeira d´Ilhas, para avaliação das condições e possível início de prova, existindo fortes possibilidades do arranque ser já Terça-feira, sendo que o período de espera se estende até 2 de Outubro, existindo previsões favoráveis até Quinta-feira.
estrelas do surf mundial e nacional deram o pontapé de saída para o evento
Embora o dia de hoje tenha sido declarado “off “devido à falta de condições, várias estrelas do surf mundial e nacional estiveram reunidas para dar o pontapé de saída para o primeiro evento WSL de 2020 em Portugal.
O campeão mundial em título, Ítalo Ferreira, recordou o campeonato em que acabou por perder para Vasco Ribeiro, afirmando que este é um título que lhe ficou a faltar no currículo. O atleta brasileiro, que escolheu Portugal para fazer a sua pré-temporada, não poupou elogios à organização, comunidade e costa portuguesa: “É muito bom estar de volta a Portugal, a forma como o evento é preparado, todas as preocupações e as ondas são maravilhosas. Escolhi Portugal para a minha pré-temporada e estou muito feliz de competir aqui”.
Já Frederico Morais, o único surfista português a competir no WCT, agradeceu ao MEO não só por todo o empenho que tem demonstrado para tornar possíveis os eventos de surf em Portugal mas também pelo facto de dar continuidade a um projecto de sustentabilidade.
24 atletas (12 masculinos e 12 femininos) competirão na Ericeira, sendo o prize money doado à Fundação Oceano Azul. Dentro desta preocupação com a ecologia e a sustentabilidade é importante sublinhar a continuação do projecto The Unwanted Shapes, lançado em 2019 pela marca MEO. Este ano, em parceria com o Turismo de Portugal e a WSL, existe o objectivo de caminhar para a globalização: a iniciativa materializa-se na forma de um concurso (Open Call) dirigido a todos os shapers do mundo, incitando-os a submeterem projectos que vão dar origem a pranchas criadas com materiais que resultam do lixo provocado pela COVID-19. As inscrições abrem dia 8 de Outubro e a prova de Peniche, em Fevereiro de 2021, será o palco que lhe dará visibilidade.
entre os 10 surfistas portugueses, haverá 4 representantes do Ericeira Surf Clube
Haverá um total de 10 surfistas portugueses (entre os quais quatro que representam o Ericeira Surf Clube – ESC) em prova. A Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, que já tinham estado a competir na semana passada num evento idêntico em França, vão juntar-se os wildcards Afonso Antunes (atleta do ESC) e Mafalda Lopes, mas também o surfista local Henrique Pyrrait (do ESC), Carolina Mendes e as jovens Kika Veselko (ESC) e Camila Cardoso – igualmente atleta do ESC.
Estas novidades foram possíveis devido a algumas ausências por parte do elenco inicialmente confirmado, como as dos franceses Joan Duru e Michel Bourez ou das também gaulesas Maud Le Car e Vahine Fierro. Outro dos surfistas chamados para suprimir estas vagas deixadas em aberto é o basco e ex-top do WCT Aritz Aranburu.
Heats Masculinos
Heat 1: Jadson Andre (BRA), Leonardo Fioravanti (ITA), Ramzi Boukhiam (MAR)
Heat 2: Italo Ferreira (BRA), Vasco Ribeiro (PRT), Henrique Pyrrait (PRT)
Heat 3: Kanoa Igarashi (JPN), Maxime Huscenot (FRA), Afonso Antunes (PRT)
Heat 4: Frederico Morais (PRT), Gatien Delahaye (FRA), Aritz Aranburu (ESP)
Heats Femininos
Heat 1: Rachel Presti (DEU), Anat Lelior (ISR), Ariane Ochoa (EUK)
Heat 2: Johanne Defay (FRA), Carolina Mendes (PRT), Camilla Cardoso (PRT)
Heat 3: Pauline Ado (FRA), Yolanda Hopkins (PRT), Mafalda Lopes (PRT)
Heat 4: Teresa Bonvalot (PRT), Nadia Erostarbe (EUK), Francisca Veselko (PRT)