Texto: Resende Vitinha | Fotografia: DR
O alcance internacional da Ericeira continua a ter efeitos imprevisíveis e desta vez a notícia chega-nos directamente de Hollywood, onde o afamado actor Mark Whalberg tem vindo a manifestar um profundo interesse em interpretar o papel de Gonçalo Mira no cinema. Para os que possam ainda não conhecer a história de Gonçalo Mira, a AZUL tem nos seus arquivos uma entrevista em que ficamos a conhecer um pouco melhor o trajecto surpreendente deste lutador de Jiu-Jitsu da Ericeira. A ascensão fantástica de Gonçalo Mira na modalidade captou a atenção de Mark Whalberg, que de acordo com várias fontes está disposto a assumir uma parte da produção do filme que contará a história do atleta ericeirense no Jiu-Jitsu.
Mark Whalberg é há já muitos anos um dos actores mais cobiçados de Hollywood e tornou-se um rosto comum em êxitos de bilheteira como “Transformers: Era da Extinção” ou “Ted” e a respectiva sequela. Em rápida conversa com a Ericeira Mente através de Skype, Whalberg revela com imenso entusiasmo os motivos que o fizeram focar-se neste projecto: “Revejo-me na juventude rebelde e espírito aventureiro de Gonçalo Mira. Interessa-me também este caso da vida que demonstra bem como qualquer momento é óptimo para descobrirmos uma vocação”. A Ericeira Mente aproveita a simpatia do entrevistado e tenta saber se o actor estará preparado para cultivar um “corpo de surfista” para o papel. A resposta surge entre risos: “Felizmente tenho a sorte de conseguir facilmente essas transformações. O que me interessa aqui é muito mais explorar a complexidade de um homem que passa do surf para o jiu-jitsu com uma convicção inspiradora”.
A conversa com Whalberg está contada ao segundo, mas sobra ainda tempo para uma última revelação da sua parte: “Falei ontem com John Malkovich sobre essa zona de Portugal e ele disse-me maravilhas sobre o que vou encontrar”. A pré-produção do filme que tem por título provisório “Jagoz-Jitsu” deve arrancar já no início de 2018, altura em que a equipa deverá, na companhia do verdadeiro Gonçalo Mira, visitar os locais de treino e outros cenários emblemáticas na vida do em tempos vice-campeão nacional de Jiu-Jitsu na sua categoria. Entretanto a Cinemas NOS assegurou já os direitos de distribuição do filme que, em Portugal, será divulgado com o slogan “Belho, não engates o jiu-jitsu”.
Encontra-se ainda por definir qual será o realizador ao leme deste ambicioso projecto, mas surgiram já rumores de vários hotéis da Ericeira com reservas feitas em nome de um tal de Mr. Clint Eastwood. A Ericeira Mente anseia pela estreia.
Resende Vitinha escreve somente ficção e humor inspirado pela vida e actualidade.
AZUL Ericeira Mente = Fake News à moda da Ericeira ou o Inimigo Público Jagoz. Sátira, Humor e Ericeira num espaço em que toda e qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência, belho!!