Texto: Resende Vitinha | Fotografia: DR
Onde surge o nome da Ericeira está também a AZUL para trazer a novidade até si. É esse o nosso papel. É este o nosso projecto, diria Paulo Futre. Por vezes bastam só mesmo alguns vestígios do perfume que a vila espalha por esse mundo fora para que estejamos despertos e prontos para colher a notícia. Uma vez mais a redacção foi apanhada de surpresa quando, nos primeiros dias de Setembro, despontou um burburinho que dava conta de que mais um jagoz andava nas bocas do mundo. Ainda não estávamos recuperados de ver o atleta Gonçalo Mira catapultado para Hollywood e havia já novos motivos para seguir a par e passo esta nova promessa de internacionalização.
A novidade explodiu assim que Elza Soares, diva da canção brasileira e verdadeira sobrevivente, partilhou no seu Twitter uma fotografia ao lado de um homem de óculos escuros e chapéu de palha multicolorido. A imagem surgia acompanhada pela seguinte frase: “Tem portuga no disco que estou gravando. Esse China é bem bacana!”. Era difícil perceber ao certo se o homem disfarçado na imagem seria Eduardo Piteira, célebre na Ericeira pela alcunha de ‘China’, mas logo depois surgiu o Tweet que confirmou o que suspeitávamos: era a voz inconfundível de ‘China’ que se escutava no excerto partilhado pela grande senhora do samba. No “snippet” (excerto áudio) era possível ouvir ‘China’ a cantar “malandro é malandro é malandro é malandro” e “tu quer brincar?” como voz secundária de um tema com um ritmo a fazer lembrar as afamadas composições de Monsueto, arquitecto maior do samba.
Alguns dias depois ambos os Tweets foram apagados e tudo leva a crer que terá sido a editora de Elza Soares que deu ordens para ainda não serem revelados quaisquer detalhes sobre o próximo disco da diva. Apesar disso, os fóruns na internet agitaram-se e alguns fãs afirmam que o título da canção por editar é “Vem brincar nesse samba”, dado que uma versão diferente tinha sido já tocada ao vivo. Ainda não existe data prevista para o lançamento do disco em que é possível escutar a participação de China, mas a certeza é de que esse sucederá ao tremendo “The Woman of the end of the world (a Mulher do fim do mundo)”, que teve um impacto enorme junto do público e crítica de vários países. A Ericeira Mente recorda que Eduardo Piteira não é de todo estranho às lides da música, dado já ter actuado na Ericeira com o nome de ‘China Acústico’ e outras vezes improvisando de surpresa em estabelecimentos vários da vila.
Resende Vitinha escreve somente ficção e humor inspirado pela vida e actualidade.
AZUL Ericeira Mente = Fake News à moda da Ericeira ou o Inimigo Público Jagoz. Sátira, Humor e Ericeira num espaço em que toda e qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência, belho!!