Mão-cheia de representantes do Ericeira Surf Clube no dia decisivo do Allianz Ericeira Pro

Gony Zubizarreta Liga Moche Ericeira: ph. Pedro Mestre/Moche

 

Fotografias: Pedro Mestre / Liga Moche

 

Cinco atletas do Ericeira Surf Clube continuam em prova após a conclusão do segundo dia do Allianz Ericeira Pro, 2ª etapa da Liga Moche, o Circuito Nacional de Surf, na praia de Ribeira d’Ilhas. A representação feminina continua intacta, com Ana Sarmento, Carina Duarte e Keshia Eyre a avançarem para o último dia da prova. Já nos rapazes, Gony Zubizarreta (na foto) e Tomás Fernandes foram os únicos a avançar para a fase man-on-man da etapa ericeirense, após as eliminações de Henrique Pyrrait e Alexandre Grilo no 2º round, num dia em que as ondas continuaram pequenas mas o nível médio do surf apresentado já foi bem alto.

Ana Sarmento protagonizou excelente surf na sua bateria, amealhando um score total de 14,50 que lhe deu a liderança final; a campeã nacional Carina Duarte (que pretende repetir o êxito de 2013 na Ericeira) também venceu o seu heat, enquanto Keshia Eyre se apurou na 2ª posição.

O hispano-argentino Gony Zubizarreta foi um dos destaques do dia, pelo nível de surf alinhado nas direitas de Ribeira e pelo score total de 17,50 (o melhor da prova até agora) que lhe deu a vitória no heat-surpresa da jornada: o campeão em título e líder do ranking Frederico Morais ficou em 3º lugar – atrás do vice-campeão nacional Miguel Blanco – no round de 16 e, à imagem da última edição da Liga Moche, terminou precocemente a sua prestação na prova da Ericeira. “Entrei nervoso para esta bateria, pois tinha mais três surfistas de alto nível comigo”, adiantou Gony, “mas comecei a construir a minha pontuação confortavelmente e acabei por me sentir muito bem com esta prancha nova”, concluiu o galego residente na Ericeira.

Tomás Fernandes mostrou muita segurança e liderou o seu último heat do round de 16 do início ao fim, sendo já o vencedor do Ramirez Júnior Award da etapa, uma vez que é o único atleta sub-18 ainda em prova. “Fico muito contente com este prémio, que é um óptimo incentivo para os mais novos. A minha bateria era difícil, pois sabia que qualquer um tinha surf para vencê-la, por isso optei por tentar escolher as ondas que melhor encaixam na bancada de Ribeira d’Ilhas, praia que conheço muito bem. Agora é pensar em repetir o resultado do ano passado”, comentou um confiante Tomás. Atrás dele avançou também Marlon Lipke, ficando pelo caminho Justin Mujica e Ivo Cação.

O sector masculino retoma amanhã a competição nos quartos-de-final man on man. Gony Zubizarreta vai disputar o acesso às meias com o algarvio Luca Guichard, enquanto Tomás Fernandes continuará a perseguir a revalidação do título conquistado em Ribeira d’Ilhas no ano passado num heat com Francisco Alves, da Costa da Caparica.

Já a categoria feminina avança directamente para as meias-finais, com Carina Duarte e Ana Sarmento emparelhadas com Francisca Santos e Mariana Assis; Keshia Eyre, por sua vez, entra na água com o jovem fenómeno Teresa bonvalot, Camilla kemp e Inês silva.

O call de amanhã está marcado para as 8:30 em Ribeira d’Ilhas e os próximos heats serão os seguintes:

HEATS QUARTOS-DE-FINAL MASCULINOS:
H1: Vasco Ribeiro vs Miguel Blanco
H2: Gony Zubizarreta vs Luca Guichard
H3: José Ferreira vs Marlon Lipke
H4: Tomás Fernandes vs Francisco Alves

HEATS MEIAS-FINAIS FEMININAS:
H1: Ana Sarmento, Carina Duarte, Francisca Santos e Mariana Assis
H2: Teresa Bonvalot, Camilla Kemp, Inês Silva e Keshia Eyre

Liga Moche Ericeira - ph. Pedro Mestre/Moche