Manual para Soltar o Jagoz no Carnaval

Carnaval Jagoz - ph. That's It!

 

Texto: Hugo Rocha Pereira | Ilustrações e fotografias: That’s It!

 

Fruto da união ericeirense, o Carnaval Jagoz está em marcha. O projecto, apresentado na semana passada, pretende restabelecer esta tradição na Ericeira duma forma fresca e genuína e tem-se revelado altamente mobilizador. Com a organização a trabalhar em contra-relógio (afinal, faltam pouco mais de três semanas para a folia começar), lançámos algumas questões ao Director da That’s It!, agência de comunicação que está a colocar esta campanha na rua e nos corações dos jagozes. Ricardo Rodrigues explica, ponto por ponto, como se iniciou e em que consiste o evento, de forma a que cada um possa participar, divertir-se e fazer deste Carnaval uma festa memorável.

 

O PROJECTO

O projecto “Carnaval Jagoz” partiu da iniciativa de alguns comerciantes e habitantes da Ericeira. O objectivo é restaurar a tradição do Carnaval da Ericeira, de uma forma renovada, fresca e genuína, sem esquecer o passado. Basicamente, o que se pretende é dar um motivo às pessoas para saírem de casa, reunirem os amigos e fazerem das ruas da vila da Ericeira o melhor salão de festas do país.

 

LOGOTIPO

O mar é, provavelmente, o elemento mais característico da Ericeira. O facto de ser uma vila de forte tradição piscatória e uma Reserva Mundial de Surf mundial não podia ser ignorado. Por isso, todos os elementos marítimos serviram de inspiração para a criação, não só do logo mas de todo o conceito do evento. Quando dizemos “Carnaval Jagoz, há festa entre nós” não nos estamos apenas referir a “nós” enquanto pronome pessoal na primeira pessoa do plural, mas também a “nós” de marinheiro, símbolo de união e persistência. O logotipo é a materialização desta linha conceptual associada ao Carnaval, razão pela qual a máscara é feita de nós, em tons de azul do mar, em formas arredondadas que se assemelham a ondas.

O embaixador do Carnaval Jagoz é qualquer pessoa que pretenda desempenhar um papel activo na divulgação deste evento.

A FIGURA DO JAGOZ NO CARNAVAL

A personagem é uma mistura de pescador com o Wally, e a explicação é muito simples. Por um lado, ninguém sabia do Carnaval da Ericeira, que tal como a personagem Wally andava desaparecido, discreto e quase invisível. Por outro, tal como foi referido anteriormente, o pescador vem na linha dos nós, do mar e é uma profissão que representa muito bem a essência das pessoas da Ericeira.

 

EMBAIXADORES

O embaixador do Carnaval Jagoz é qualquer pessoa que pretenda desempenhar um papel activo na divulgação deste evento. Essencialmente, a sua missão passa pela distribuição dos kits de adesão ao evento. Mas muito mais do que isso, passa por ter em cada Embaixador deste Carnaval um porta-voz da organização, um orgulhoso jagoz. No Facebook do Carnaval Jagoz poderão encontrar mais informações e ver alguns dos nossos “orgulhosos embaixadores”.

 

KITS LIVRE-TRÂNSITO

Os kits livre-trânsito são, antes de mais, uma forma de as pessoas ajudarem esta organização a desenvolver um evento com o qual todos têm a ganhar. Mas há vantagens, claro! O kit inclui uma caneca típica e exclusiva do Carnaval Jagoz e uma pulseira. A caneca, por exemplo, dá ao seu utilizador bebidas a um preço muito reduzido. Quanto ao preço do kit, ainda está a ser definido, já que a ideia é que seja um preço quase simbólico, apesar de todas as ofertas.

Carnaval 2014. - ph. DR
Carnaval 2014. - ph. DR
Carnaval 2014. - ph. DR

CANECAS

As canecas são a materialização do espírito de festa e convívio que se pretende viver no Carnaval Jagoz. Para além da associação óbvia à festa e ao convívio, serão um elemento-chave para a venda dos kits que ajudam a suportar os custos do evento.

 

PÓLOS DE ANIMAÇÃO

Essas três zonas são a Praça dos Navegantes, o largo junto ao Tik Tapas e ao Hemingway’s e a rua do Lebre e do Tubo. Todos os visitantes vão ser recebidos com música, ora bandas ora DJs, para além de um mega-espírito carnavalesco, a que é difícil ficar indiferente, por parte de todos os jagozes presentes.

 

COMUNICAÇÃO

A estratégica de comunicação do Carnaval Jagoz passou, inicialmente, por um forte envolvimento com os opinion-makers ou influenciadores de opinião locais, estando a maioria deles envolvidos com o projecto desde a sua definição. Definido o projecto, foi desenvolvida uma abrangente campanha de comunicação que passa pelo uso de meios outdoor, instalações e flyers poucos convencionais, redes sociais e o press-release para os meios de comunicação social.

Soltar o jagoz é divertir-se, é saber receber quem nos visita e conviver com cada visitante como se faz com os amigos.

INSTALAÇÕES

As instalações Jagoz não são mais do que um teaser para o evento. A ideia é começar a espalhar a figura do Carnaval em locais-chave da vila.

 

“ANO ZERO” DO CARNAVAL JAGOZ

Embora pretendamos que tudo corra pelo melhor e que toda a gente se divirta, este ano será uma espécie de carnaval-piloto. A ideia é tirar o máximo de ilações para que nos próximos anos venhamos a melhorar cada vez mais. Mesmo ao nível dos visitantes, sabemos que o primeiro ano é o mais difícil já que não existe termo de comparação. Por outro lado, estar no primeiro Carnaval Jagoz (moderno) é algo que – esperamos nós – será um motivo de orgulho para mais tarde recordar!

 

SOLTAR O JAGOZ QUE HÁ EM NÓS

Para começar, cada um pode marcar na sua agenda que o período de 28 de Fevereiro a 03 de Março está reservado para a Ericeira. Depois, pode dizê-lo ao maior número possível de amigos e pessoas conhecidas. Brevemente, teremos os kits à venda (nos Embaixadores), pelo que o próximo passo é esse mesmo: comprar o kit, que só pela promoção nas bebidas já vale a pena. O resto da indumentária será partilhado na página oficial de Facebook, mas já ficará ao cargo de cada um, porque a ideia é que não haja dois jagozes iguais! Acima de tudo, soltar o jagoz é divertir-se, é saber receber quem nos visita e conviver com cada visitante como se faz com os amigos.

Embaixadores Carnaval Jagoz - ph. That's It!

Ricardo Rodrigues (à direita) com Miguel Duarte, da discoteca Ouriço.