Fotografia: Marius Gire
Nos dias 23 e 24 de Setembro (ou seja, Sábado e Domingo) os amantes do cinema de animação vão ter encontro marcado na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, para o regresso do “Manifest”.
Este evento, promovido pela Câmara Municipal de Mafra e produzido pelo Arte Estúdio Imaginário, promete dois dias repletos de cinema de qualidade, sessões não competitivas, oficinas, making-offs, masterclasses e exposições.
uma oportunidade única para os entusiastas entenderem melhor o processo criativo por trás das obras cinematográficas
O primeiro dia do evento, 23 de Setembro, começa às 16 horas com uma série de Talks, onde serão vividas autênticas experiências do cinema. No painel destacam-se Isabel Aboim, de Portugal, com os filmes “Bone Age – A Film in Seven Frames” e “To Be or Not to Bee”, e Cláudio Jordão, também de Portugal, com “The Foam and the Lion”.
Às 21:30 os espectadores terão a oportunidade de explorar os bastidores do cinema com exibições de filmes e making-offs. Os destaques incluem “The Rifle’s Spiral,” um videoclipe dirigido por Jamie Caliri dos Estados Unidos, e “Mother Didn’t Know,” um filme de animação da Noruega dirigido por Anita Killi. A sessão também contará com “Kite,” uma produção polaca de Martin Smatana.
O segundo dia do evento, 24, é voltado para toda a família e tem inicio às 11 horas. Os espectadores terão, novamente, a oportunidade de explorar os bastidores do cinema com exibições de filmes e making-offs. O destaque do dia volta a ser “Kite,” de Martin Smatana, e outros filmes envolventes de cineastas de diversas partes do mundo, como a Argentina (Ailin en la luna, de Claudia Ruiz), México (“The Stripless Tiger”, de Raúl Robin Morales), França (“Naissance des Oasis”, de Marion Jamault e “Manolo”, de Abel Ringot), Irlanda (“Fear of Flying”, de Conor Finnegan) e Ucrânia (“Fears”, de Nata Metlukh)
A partir das 16 horas os making-offs continuarão a proporcionar aos espectadores uma visão fascinante dos bastidores de algumas produções cinematográficas. Abel Ringot, de França, levará o público pelo processo envolvido na criação de “Manolo,”. Em seguida, as portuguesas Clara Borges e Diana Agar revelam os segredos por trás de “The President Wears Nothing,” um filme de 12 minutos. Da Estónia, Silja Saarepuu e Piret Sigus apresentam o making-off de “The Turnip Naeris”, um projecto que promete encantar com uma grande criatividade. Joana Imaginário, também de Portugal, levará os espectadores aos bastidores de “The Time Keeping House”.
Por fim, da Itália, Gianluca Maruotti explora a criação do videoclipe “Paper Planes,” proporcionando uma visão detalhada sobre o conceito da produção. Estas experiências nos bastidores são uma oportunidade única para os entusiastas do cinema entenderem melhor o processo criativo por trás dessas obras cinematográficas.
sessões de cinema, oficinas, making-offs, masterclasses e exposições
Às 17:30 o evento encerra com um concerto de percussão protagonizado por Amadeu Lança.
A participação no”Manifest” é gratuita e os bilhetes podem ser levantados na Casa de Cultura da Ericeira.
É possível ficar a par de todas as informações através do website oficial do evento.