Fotografia: DR
O mundo do karting em Portugal ganhou uma nova estrela em ascensão em 2022, quando Santiago Ribeiro conquistou a Taça de Portugal de Karting. Agora, em 2023, o jovem piloto jagoz de 17 anos acrescentou outro feito notável ao seu currículo ao sagrar-se vice-campeão nacional na categoria X30 Sénior. No passado fim-de-semana, no circuito de Leiria, Santiago Ribeiro mostrou, uma vez mais, o seu talento e dedicação às corridas.
A jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting em Leiria era crucial para determinar o campeão nacional da categoria X30 Sénior. Santiago Ribeiro, com as suas ambições e motivação, entrou na pista com hipóteses matemáticas de alcançar o título. No entanto, o destino nas corridas muitas vezes está nas mãos dos adversários directos e das circunstâncias da pista.
o vice-campeonato é sempre prestigiante, principalmente na categoria-rainha
O piloto demonstrou a sua qualidade desde o início do fim-de-semana, ao ser o quinto mais rápido nos treinos cronometrados, entre quase três dezenas de pilotos. O seu desempenho brilhante continuou na manga de qualificação de Sábado, onde alcançou a vitória de forma convincente, mostrando um excelente domínio do kart.
No entanto, na Final, o piloto da Ericeira fez uma escolha estratégica ao optar por correr com pneus usados, enquanto a maioria dos seus adversários preferiu pneus novos, o que limitou a sua capacidade de competir pela vitória, embora tenha conseguido um sólido segundo lugar.
No domingo, o foco de Santiago mudou para garantir o vice-campeonato, uma meta que alcançou com um quarto lugar na Final. Mesmo que o seu objectivo fosse a vitória, o piloto mostrou-se satisfeito por garantir uma posição de destaque na classificação geral. No entanto, após a corrida, a equipa técnica de Santiago descobriu problemas nos travões do seu kart, o que explicou a sua performance menos impressionante.
“Tínhamos um excelente andamento no Sábado e não era necessário gastarmos os pneus novos na Final 1, o que acabou por nos condicionar. Foi pena, porque podia perfeitamente ter ganho e isso seria a recompensa ideal para todo o trabalho que fizemos ao longo do ano”, comentou Santiago Ribeiro, que começou a época com uma vitória notável em Viana do Castelo, onde correu com um pé fraturado.
“Penso que fomos competitivos em todas as pistas do campeonato, com excepção da ronda de Portimão, onde tivemos muitos problemas de carburação. O vice-campeonato é sempre prestigiante, principalmente na categoria-rainha, mas sem alguns azares podíamos ter lutado mais abertamente pelo título com o Francisco (Macedo), que, no entanto, é um justo campeão. Agora vamos tentar discutir a vitória na Taça de Portugal, em Braga”, referiu o jovem piloto de 17 anos, que a 14 e 15 de Outubro tentará conquistar a sua segunda Taça de Portugal consecutiva. Ainda antes disso, Santiago Ribeiro vai fechar o Campeonato de Espanha de Karting, em Zuera, de 29 de Setembro a 1 de Outubro.
O futuro parece promissor para Santiago Ribeiro, um jovem piloto que demonstrou talento, coragem e perseverança ao longo da temporada. Com uma Taça de Portugal já no seu currículo e agora o título de vice-campeão nacional, é claro que este piloto tem um longo caminho pela frente no mundo das corridas de karting em Portugal.