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Foi apresentada Quinta-feira, na Assembleia Municipal realizada em Vila Franca do Rosário, a Estratégia para a Dinamização Económica de Mafra.
O Município de Mafra formulou esta estratégia de forma a sistematizar uma visão de longo prazo para implementar, de forma concertada, um plano de acção com vários objectivos: aumentar a notoriedade do destino, potenciar a sua capacidade de atracção de investimento e aumentar a geração líquida de empregos.
Neste plano de acção incluem-se várias iniciativas, entre as quais a criação da M Invest (uma entidade para a captação de investimento) e de um programa de incentivos à instalação de novas empresas, bem como a organização de um fórum anual para a discussão das questões do desenvolvimento económico.
A concretização deste plano estratégico implicou a auscultação dos principais stakeholders locais, a partir de uma visão colaborativa e integradora das diversas visões existentes.
O município mafrense integra mais de 9 mil empresas (facturando um total de mais de 1,8 biliões de euros, segundo dados de 2014), é caracterizado pela sua dinâmica, atracção a nível da instalação de novos negócios e por uma tendência exportadora. Atendendo a estas características, foram apontados 10 sectores estratégicos para a implementação deste plano: empreendedorismo; indústria; serviços; novas tecnologias; outdoor; mar; agroalimentar; comércio e serviços de proximidade; cultura e turismo.