Mafra mantém-se no top 25 do Portugal City Brand

 

Fotografia: Nuno Vicente

 

A 8ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking analisou recentemente o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, criando uma lista com estes mesmos municípios em que aponta o seu potencial e crescimento nestas áreas.

Apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto e Cascais, que mantêm as suas posições de 2º e 3º lugar, respectivamente, é a capital portuguesa que continua a dominar todas as dimensões do estudo, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais – Lisboa mantém a liderança do ranking. Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.

na oitava edição o município de Mafra ficou na 21ª posição

Nesta oitava edição, o município de Mafra continua a fazer parte do top 25 nacional assumindo a 21ª posição, enquanto que na lista divulgada no ano passado detinha o lugar 19, tendo sofrido assim uma descida de 2 lugares.

Respectivamente à área dos Negócios (no que toca a investimento o ranking considera “a percentagem de novas empresas sobre o total de empresas”), Mafra assume a 14ª posição (+1 em relação a 2021). Em relação à categoria Visitar (Turismo), o ranking que considera a taxa de ocupação hoteleira, o município ocupa a 22ª posição (-2) e na categoria Viver (Talento), no qual são consideradas não só as taxas de desemprego e de criminalidade mas também o poder de compra de cada munícipe, relativamente à média nacional, Mafra marca a 30ª posição (-10).

Já no ranking regional de Lisboa, o município mantém a 7ª posição do ano anterior.

Para além dos prémios atribuídos a cada região, a Bloom Consulting atribui também prémios aos municípios que se destacam, atribuindo-lhe a designação de Marcas Estrela a nível nacional, em cada uma das Dimensões (Negócios, Visitar e Viver) e nas 7 regiões de Portugal. Como explica Filipe Roquette, Director Geral da Bloom Consulting em Portugal, “esta distinção não é atribuída necessariamente aos municípios que mais lugares subiram na tabela, mas sim àqueles que conseguiram, através de excelentes resultados, destacar-se e alcançar posições importantes nas respectivas regiões ou dimensões do ranking”. Nesta edição, surge, pela primeira vez, a Marca Estrela dos rankings de municípios com menos de 50, 25 e 10 mil habitantes.

Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada no desenvolvimento de estratégias de marca para Países, Regiões e Cidades. Com sede em Madrid, possui escritórios em Lisboa, São Paulo e Londres. Foi em 2014 que nasceu o Portugal City Brand Ranking, que desde esse ano recorre a um algoritmo proprietário, testado e utilizado em estudos da Bloom Consulting um pouco por todo o mundo, o qual é utilizado para fins de análise, focando-se exclusivamente em “hard data”, dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses de forma tangível e realista.

Pode saber mais informação sobre todo o processo de análise e as listas completas no site da Bloom Consulting.