Fotografia: Rui Medeiros
No âmbito do Dia Internacional da Mulher, o Município de Mafra vai assinalar esta efeméride com o concerto comemorativo “Salve, Regina!”, a realizar-se no dia 8 de Março, pelas 21 horas na Basílica do Palácio Nacional de Mafra.
Este espectáculo único gira em torno do universo feminino, contando com as interpretações de Patrycja Gabrel como soprano, Carolina Figueiredo como contralto, Beatriz Resendes, Carole Reis, Célia Sousa Tavares, Daniela Moreira, Inês Machado, Margarida Oliveira, Maria João Abreu nos órgãos e, ainda, com a apresentação de Inês Thomas Almeida.
pela primeira vez, nos órgãos da Basílica de Mafra soará música escrita por mulheres
Pode ler-se o seguinte no texto escrito por Inês Thomas Almeida: “Ao repertório associado à Virgem Maria (expressão da devoção mariana, que se liga de forma ancestral aos arquétipos do feminino e do sagrado), junta-se, neste concerto, música escrita por algumas das muitas compositoras que se debruçaram sobre a temática sacra. Assim, entre peças dedicadas à Virgem e outras compostas de raiz para este singular conjunto organístico, serão ouvidos em primeira mão, graças aos arranjos feitos especialmente para este efeito pelo organista e compositor João Vaz, um Romance e uma Ave Maria da compositora sueca Laura Netzel (no arranjo, respectivamente, para dois órgãos, e para dois órgãos e voz), bem como a pungente súplica L’Angelus, da francesa Cécile Chaminade, para o conjunto de todos os seis instrumentos, neste concerto histórico em que, pela primeira vez em toda a sua existência, nos órgãos da Basílica de Mafra soará música escrita por mulheres”.
A entrada é gratuita, mediante levantamento de ingressos nos postos de turismo de Mafra e da Ericeira. Para mais informações é possível contactar o número +351 261 817 170
Esta é uma iniciativa do Município de Mafra, com o apoio do Palácio Nacional de Mafra.