Texto: Teresa Micael | Fotografia: DR
O edifício com o actual Nº 6 da Rua 5 de Outubro, na Ericeira, foi construído em 1887, sendo propriedade da mesma família desde 17 de Outubro de 1926.
Nas décadas de 30 e 40 do século passado, aí esteve instalada a “Pensão Central”. A sua boa reputação, higiene e boa comida atraíam muitos e notáveis hóspedes: famílias aristocráticas de apelidos sonantes ou elementos da burguesia endinheirada, jornalistas, advogados famosos, políticos e alguns ministros dos governos da época.
a Pensão Central encerrou a sua actividade em meados da década de 50 do Século XX
Curiosamente, a Pensão Central também serviu de local de estágio aos jogadores das então míticas equipas de futebol da Associação Académica de Coimbra, quando este plantel se deslocava para disputar jogos perto de Lisboa.
Além disso, a sala de jantar da Pensão Central (que, nesses tempos, exibia na sua fachada uma placa de madeira com a inscrição “Pensão Restaurant Central”) era frequentada regularmente por figuras emblemáticas da Ericeira, como Manuel Ortigão Burnay, filho do médico e político, Dr. Eduardo Burnay, e sobrinho do célebre escritor Ramalho Ortigão. Nessas suas refeições, Manuel Burnay e a sua mulher Helena não dispensavam a “canja de galinha da casa” – à qual exigiam sempre que fossem acrescentadas algumas gotas de sumo de limão….
A Pensão Central encerrou a sua actividade em meados da década de 50 do Século XX, regressando o edifício às suas origens de casa de família e, mais recentemente, de residência de férias dos seus proprietários.
ndr: Teresa Micael é a actual proprietária do imóvel onde em tempos funcionou a Pensão Central.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês