Fotografia: Pedro Mestre/Moche
O Sumol Porto Pro, terceira etapa da Liga Moche, o circuito nacional de surf, disputa-se de 9 a 11 de Maio na Praia Internacional, no Porto. O campeonato encontra-se numa fase crucial para os principais candidatos ao título, sendo que Ana Sarmento, Carina Duarte, Gony Zubizarreta e Tomás Fernandes, surfistas do Ericeira Surf Clube, vão procurar manter-se na luta pelos lugares cimeiros do ranking.
Na categoria masculina, são Gony Zubizarreta e Tomás Fernandes os atletas que reúnem as maiores atenções dos ericeirenses. Vêm ambos de um bom resultado no Allianz Ericeira Pro, prova que terminaram no 3º lugar ex-aequo. Nesta altura, o hispano-argentino, com um total de dois terceiros lugares, ocupa o 5º lugar do ranking nacional, com 1460 pontos. Logo a seguir surge o jovem português, com 1340 pontos, depois de um quinto e um terceiro lugares. Vasco Ribeiro é o líder da classificação com 1610 pontos.
Carina Duarte, actual campeã nacional, venceu a etapa da Ericeira a ascendeu ao 2º lugar da tabela classificativa com 1610 pontos, resultantes de um 5º e um 1º lugares.
“Na Ericeira senti-me literalmente em casa”, disse a surfista. “Estive uma semana a treinar e a competir, descontraída, o que fez toda a diferença e acabou por resultar na vitória que tanto queria. Agora gostava de voltar a encontrar essa descontracção no Porto, onde também já consegui bons resultados. Tenho de colocar as pranchas para aquele tipo de ondas ‘no pé'”
A liderar a classificação feminina está a jovem de 14 anos Teresa Bonvalot, com um total 1860 pontos. Contudo, Ana Sarmento, também do Ericeira Surf Clube, com um 2º e um 4º lugar, pode intrometer-se na luta entras as duas surfistas que lideram o ranking, posicionando-se em 3º lugar com 1530 pontos.
No Porto, estarão também em disputa as qualificações para os Moche Wildcards da etapa portuguesa do circuito mundial ASP, por agora lideradas por Gony Zubizarreta, a Malibu Expression Session, que entrega 500€ à melhor manobra do campeonato, e o Ramirez Júnior Award, que premeia o melhor surfista sub-16 com um cheque de 500€.
A etapa tem transmissão em directo no MEO Kanal 202020, no website da Liga Moche, na aplicação mobile Surf Moche e na RTP, através de resumos dedicados.